Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas promove feira e apoia geração de renda de pequenos agricultores

Por Igor Nascimento (SEMAS)
29/10/2023 16h48
Abertura: 30/10/2023 07h30
Encerramento: 31/10/2023 12h00
Local: Casa Vicente de Paula (Nazaré) e Sede Lomas da Semas, em Belém
Endereço: Casa Vicente de Paula - Av. Magalhães Barata n° 138, bairro de Nazaré
Semas Sede - Tv. Lomas Valentinas, nº 2717, bairro do Marco
Contatos: Ascom Semas: Igor Nascimento - 91 984571221

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realiza, a partir desta segunda-feira, 30, uma nova edição da Feira da Agricultura Familiar e da Sustentabilidade, em Belém.

A ação é aberta ao público e realizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, como parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf), que apoia a geração de renda de pequenos agricultores e procura fortalecer o desenvolvimento rural sustentável no Pará.  

Na segunda-feira (30), o evento será realizado na Casa Vicente de Paula, na avenida Magalhães Barata, n°138, no bairro de Nazaré. No dia seguinte (31), o evento será na sede da Semas, na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas João Paulo II e Perimetral, nº 2717, no bairro do Marco.

Produtos orgânicos como frutas, laticínios, hortaliças e mel estarão disponíveis para comercialização, além de produtos naturais para o cuidado da pele, como sabonetes e óleos diversos. Na ocasião, também poderão ser encontrados produtos oriundos das oficinas de ecobijuterias, ministradas pela Semas nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém. Os colares, brincos e pulseiras são feitos com materiais que seriam descartados de forma irregular no meio ambiente, como papel de revista, embalagens de perfumes, sabonetes e outros itens.

No espaço onde ocorre a feira também será possível trocar materiais recicláveis, como garrafas pet, papel e papelão, vidros, alumínio, além das pilhas e baterias usadas, por mudas de plantas e biofertilizantes. Os ecopontos estarão disponíveis nos dois dias e todo o material arrecadado na ação será entregue ao Instituto Alachaster, instituição que atua em parceria com a Semas e encaminha os produtos recebidos para cooperativas e outros destinos para reciclagem.