Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDOS E PESQUISAS

Fapespa e IBGE divulgam dados sobre Indústria, Construção, Comércio e Serviços na quinta-feira (11)

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
10/04/2024 12h40
Abertura: 11/04/2024 09h00
Encerramento: 12/04/2024 12h00
Local: Auditório Albano Franco da Fiepa, em Belém
Endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, no bairro de Nazaré
Contatos: Ascom Fapespa - Manuela Oliveira (91 99105-9848)

Nesta quinta-feira (11) serão divulgados os dados mais recentes sobre  Indústria, Construção, Comércio e Serviços, durante o 1º Seminário Estadual das Pesquisas por Empresas, com o tema “Foco na Indústria, Construção, Comércio e Serviços”, em níveis nacional e regional. O evento é parceria do IBGE com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e Federação do Comércio do Pará (Fecomércio). 

A Fapespa lançará a publicação "Estatísticas Municipais Paraenses", com informações estatísticas sobre os 144 municípios do Pará. Trata-se de um conjunto de dados que conformam um perfil com os aspectos históricos, físicos, culturais, econômicos e sociais de cada município, e contribuem para instrumentalizar a construção de indicadores macroeconômicos.

A Estatística Municipal é uma publicação anual elaborada pela equipe técnica da Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação – CEDI/DETGI. 

O objetivo do Seminário é destacar a relevância das pesquisas estruturais por empresas para retratar cada um desses setores, apontando suas transformações ao longo do tempo. Serão divulgados resultados das seguintes pesquisas: 

PAS – A Pesquisa Anual de Serviços estima valor adicionado, pessoal ocupado, salários, receitas, custos e despesas e gera indicadores sobre faturamento médio, salário médio etc. 

PAC – A Pesquisa Anual de Comércio estima a receita operacional líquida, margem de comercialização, salários, quantidade de pessoal ocupado e empresas no setor e gera indicadores como receita média, taxa de margem de comercialização, produtividade etc.

PAIC – A Pesquisa Anual da Indústria da Construção traça o perfil do emprego na indústria da construção. Seus resultados são referência para a análise desse segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais (SCN).

 PIA – A Pesquisa Industrial Anual se divide em PIA Empresa e PIA Produto. A primeira feita a partir de amostra de empresas industriais. Já a PIA Produto gera estatísticas sobre produção de bens e serviços industriais como quantidade e valor, produtos etc.

Programação:

8h30 – Abertura

9h00 – A importância das pesquisas econômicas na elaboração dos PIBs Estadual e Municipal (Marcel Botelho – Fapespa).

9h45 – Resultados das Pesquisas por Empresas: Comércio e Serviços (Luiz Martins – IBGE/PA)

10h30 – Coffee-break

10h45 – Panorama das pesquisas econômicas estruturais do IBGE (Alessandro Pinheiro – IBGE/RJ).

11h30 – Debate

12h30 – Encerramento