Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Alunos de escolas públicas assistem ao concerto didático do Instituto Estadual Carlos Gomes

Por Fabiana Otero (FCG)
12/04/2024 16h25
Abertura: 15/04/2024 10h00
Encerramento: 15/04/2024 15h00
Local: Theatro da Paz
Endereço: Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina
Contatos: Mayave Ribeiro (91) 98376-8846 // Fabiana Otero (91) 98389-2467/98886-1267

Nesta segunda-feira (15), cerca de 700 alunos de dez escolas públicas de Belém e Região Metropolitana vão assistir às apresentações dos grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes (FCG), no Theatro da Paz. O recital faz parte da programação anual do Projeto Concertos Didáticos, que oferece recitais comentados, com a participação de professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Esta é a primeira edição do ano e será realizada em duas sessões, às 10h e 15h.

No turno da manhã, os alunos vão participar do recital com os cantores e técnicos em música, Tiago Costa e Ytanaã Figueiredo, e  o professor de piano Daniel Vieira – Zharbo.

As apresentações trarão um repertório de composições conhecidas dos alunos, além de obras de compositores trabalhadas no Instituto Estadual Carlos Gomes. A iniciativa contará com as participações das escolas estaduais Pinto Marques, Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus, Dona Helena Guilhon, Benedito Chaves Mendes Seara, Carlos Guimarães, Almirante Renato Guillobel, Panorama XXI, Professora Ruth Santos Almeida e das escolas municipais Nosso Lar e João Carlos Batista. 

Concertos Didáticos – O objetivo do projeto é difundir a educação musical, estimular o interesse de crianças e adolescentes pela música e contribuir para a formação de plateia, além de proporcionar aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses. Durante as apresentações, os grupos artísticos formados por professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes explicam a função e sonoridade de cada instrumento e a importância dos compositores para determinado período da música e história dos artistas, tudo de maneira simples e didática, para poder despertar a atenção do público estudantil. 

As apresentações são gratuitas e realizadas uma vez ao mês, no Theatro da Paz, para estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Belém e Região Metropolitana. O projeto é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) de Cultura (Secult), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e apoio do Theatro da Paz.