Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Casa das Artes abriga a exposição Araetá – A Literatura dos Povos Originários

Por Elisângela Soares (FCP)
12/04/2024 18h27
Abertura: 16/04/2024 19h00
Encerramento: 24/05/2024 17h00
Local: Casa das Artes, unidade da Fundação Cultural do Estado do Pará
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, bairro Nazaré, em Belém
Contatos: Elisângela Soares (91) 984984680

A exposição Araetá – A Literatura Dos Povos Originários pode ser vista a partir de 16 de abril na Casa das Artes, em Belém. A Casa das Artes é uma das unidades da Fundação Cultural do Estado do Pará. 

A exposição reúne mais de 300 livros catalogados de autoria de 110 escritores indígenas no Brasil. São livros escritos e narrados em língua portuguesa e nativa, publicados por 105 diferentes editoras do país, que apresentam ao público um acervo inédito. A mostra também reuniu ilustrações, fotografias, artesanias e objetos artísticos.

A exposição Araetá é composta por duas salas que formam um percurso da produção literária indígena no Brasil.  Há também vídeos, áudios e fotografias que revelam ao visitante o contexto em que vivem os autores, seus territórios, lutas e cultura. 

A exposição se propõe a retratar e a quebrar o mito de que a arte literária dos povos indígenas é de tradição oral somente. A escritora Eliane Potiguara, uma das pioneiras na literatura indígena, é um dos destaques da amostra. 

A exposição tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Estado do Pará; patrocínio do Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura.

Sugestão de entrevistado: 
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará

Serviço:
Abertura: 16 de abril 
Hora: 19h
Visitação: 17 de abril a 24 de maio 
Horário: 9h às 17h
Casa das Artes
Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236