O PARÁ DE VOLTA AO TRABALHO

Censo Previdenciário atualiza cadastro do Igeprev

Trabalho envolve os sete municípios da Região Metropolitana de Belém, após a atualização se estenderá ao interior

08/01/2021 16h41 - Atualizada em 08/01/2021 às 17h22

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) garantiu mais de 3,6 mil atendimentos no censo previdenciário 2020O Igeprev fez mais de 3,6 mil atendimentos no censo previdenciário 2020, cujos trabalhos se iniciaram em 23 de novembro de2020 e seguem até maio de 2021, quando todos os 48 mil segurados terão seus dados atualizados. Nesta primeira etapa estão sendo atendidos os beneficiários dos sete municípios da Região Metropolitana de Belém. Posteriormente, a atualização dos dados cadastrais será estendida a mais 12 localidades do interior do Pará.

O Censo Previdenciário é uma exigência da Lei nº 10.887/2004. Com o banco de dados atualizado, o Instituto poderá planejar melhor a gestão dos recursos previdenciários.

O segurando deve agendar com antecedência pelo Sistema de Atendimento Agendado – SIAAG, que pode ser feito tanto pelo site www.igeprev.pa.gov.br, como pelo Call Center (91) 3182-3500.

Cada atendimento leva em torno de 15 a 20 minutos, desde a chegada do beneficiário no Igeprev até a conclusão. Militar da reserva, Luzia Araújo parabenizou a organização e eficiência do Censo previdenciário.

“Eu fiz o agendamento duas vezes pelo Call Center, a primeira vez eu agendei, mas coincidiu com uma viagem que precisei fazer, então liguei de novo e reagendei. A atendente prontamente reagendou sem problema e me atendeu muito bem”.

SEGURANÇA

O Igeprev também segue os protocolos de segurança sanitária recomendados pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. Luzia aprovou as medidas.

“Desde a entrada, a gente teve orientações para acesso ao local do Censo e desde lá tem o cuidado com a saúde da gente, estão aferindo a temperatura, disponibilidade de álcool em gel e o distanciamento social. Até mesmo pessoas da mesma família estão sendo distanciadas pelas cadeiras. Então, isso é importante, está perfeito”.Igeprev executa o plano de expansão dos serviços, e suas duas unidades móveis já iniciaram os trabalhos em locais de difícil acesso

Ampliação dos atendimentos na capital e interior

O Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) está na fase de execução do plano de expansão dos serviços. Além de duas unidades móveis para garantir atendimento de forma itinerante nos locais de difícil acesso, o órgão também vai inaugurar novos postos em Capanema, Paragominas, Marabá, Santarém e Abaetetuba. A agência de Castanhal, que atualmente funciona dentro da sede do Iasep, terá prédio próprio, que já está sendo montada e equipada. A unidade contará com maior número de guichês e vai entrar em funcionamento em breve.

A inauguração de novos postos de atendimento na capital e interior vai ocorrer de forma gradual até o dinal de 2021. Belém será a primeira cidade a ser beneficiada com abertura de uma nova unidade do Igeprev no Terminal Hidroviário “Luiz Rebelo Neto”. O local foi escolhido estrategicamente devido ao grande fluxo diário de passageiros de vários municípios, muitos dos quais precisam dos serviços do instituto.

Os caminhões que levarão os serviços previdenciários itinerantes começam a percorrer o interior paraense ainda em dezembro de 2020. Cidades da região do Xingu, Baixo Amazonas e Transamazônica já estão no roteiro das unidades móveis. Prefeitos eleitos nessas regiões agradeceram pessoalmente à iniciativa da presidência do Igeprev.

“É muito importante essa ação, porque vai atender toda a região de municípios vizinhos, que teriam que se deslocar, tendo assim um gasto a mais para tentar um benefício. Quem busca um benefício desses já está sofrido e está em uma necessidade, muitas vezes extrema, então vai atender melhor esse povo tão sofrido”, enfatizou o novo prefeito de Alenquer, Tom Farias (MDB).

Para o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, a expansão visa a tornar o Instituto mais presente no atendimento às demandas do funcionalismo público. “Estamos trabalhando para garantir que todos os segurados tenham acesso aos serviços previdenciários de forma rápida, eficiente e principalmente humanizada. Sabemos o quanto esses servidores se dedicaram ao longo de décadas ao serviço público e à sociedade, agora é nossa vez de retribuir o empenho, garantindo os benefícios previdenciários que precisam”.