Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Jornada de Psiquiatria discute suicídio entre idosos

Por Felipe Gillet (HC)
12/09/2019 18h25

Cerca de 800 mil pessoas – uma pessoa a cada 40 segundos – se suicidam por ano no mundo. No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos, segundo dados são da Organização Mundial da Saúde. Para sensibilizar e mobilizar o profissional da saúde de Belém a respeito, o assunto será abordado pelo Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HCGV) nesta sexta-feira (13) e sábado (14), durante a XIV Jornada de Psiquiatria.

Com o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, o evento ocorre no auditório "Dr. Ronaldo de Araujo". A programação visa ainda destacar a importância de cuidados com o idoso, tendo em vista o crescimento de 45% da população acima dos 60 anos, comparando com o 2º trimestre de 2012, da pesquisa PNAD, e também as projeções do IBGE que apontam que a população idosa deve dobrar no país e no Pará.

Ainda de acordo com a OMS, os idosos são o grupo populacional de maior risco para o suicídio. Cerca de 1.200 pessoas com 60 anos ou mais morrem a cada ano em decorrência de suicídio no país. As informações são do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Fundação Oswaldo Cruz.

Nos dois dias de evento, profissionais de várias áreas da saúde abordarão assuntos que envolvem aspectos gerais do envelhecimento, como lidar com alterações comportamentais em quadros de demências, longevidade e inclusão social, suicídio em idosos, transtorno depressivo, aspectos psicológicos ligados ao envelhecimento e intervenções não medicamentosas na saúde mental de pessoas idosas.

Serviço:

Evento: XIV Jornada de Psiquiatria da FHCGV

Data: 13 e 14 de Outubro

Horário: 8h às 19h30

Local: Auditório Dr. Ronaldo de Araújo, prédio administrativo 1° andar na FHCGV (Tv. Alferes Costa, 2000).