Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Hospital Galileu usa musicoterapia com apoio de voluntários

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
18/09/2019 16h14

Com a proposta de oferecer atendimento mais humanizado aos usuários, acompanhantes e funcionários, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, teve uma manhã diferente nesta quarta-feira (18), dentro do Projeto de Musicoterapia. Músicos voluntários, tocando saxofone, mostraram aos presentes belas melodias. O projeto é desenvolvido pelo Setor de Humanização do hospital, nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).Hospital Galileu presta assistência em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia

Um dos músicos voluntários foi Geovany Monteiro, que já trabalha com musicoterapia há quase um ano. Para ele, "a música tem a capacidade de mexer com o emocional da pessoa e está intimamente ligada à nossa alma, gerando sensações de alegria e paz. E em um ambiente hospitalar, a música traz esperança às pessoas que estão debilitadas e com o emocional abalado".

Durante a apresentação, várias pessoas acompanharam as músicas. Ailton Costa, internado há alguns dias na unidade, aprovou a iniciativa. "Essas ações mostram a humanização conosco. Ficamos, muitas vezes, deitados no leito pensando em várias coisas. Quando acontece uma atividade como essa, nosso sofrimento vai até embora", afirmou o paciente.

Regularidade - A musicoterapia consiste em usar a música em tratamentos ou na prevenção de problemas de saúde, a fim de promover bem-estar. A psicóloga Jaísa Ferreira destacou a importância de ações como essa no ambiente hospitalar. "Uma atividade lúdica assim auxilia o paciente em seu tratamento e o teletransporta de um ambiente de sofrimento para outro mais ameno. Por isso, é preciso que tais dinâmicas tenham, de fato, uma regularidade dentro da instituição", disse a psicóloga.

Essas e outras atividades, como palhaçaria, oficinas terapêuticas e cuidados com beleza, são realizadas durante o mês no Hospital Galileu, e contam com o apoio de voluntários.

O Hospital Público Estadual Galileu é uma unidade de retaguarda, que atende baixa e média complexidade, e presta assistência em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. Pertencente à rede pública estadual, o hospital está localizado na Rodovia Mário Covas, nº 2253.