Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc promove 3º aulão do ‘Enem Pará Itinerante’ na UsiPaz de Ananindeua

A revisão abordou questões recorrentes nas provas, esclarecendo dúvidas e orientando sobre como proceder antedo exame nacional

Por Governo do Pará (SECOM)
13/11/2021 16h24

Este sábado (13) foi de muito aprendizado e concentração para mais de 100 estudantes que participaram do terceiro aulão do Programa Enem Pará Itinerante, na Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) busca oferecer a oportunidade de aprimorar os conhecimentos a quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, nos próximos dias 21 e 28 de novembro.Mais de 100 estudantes foram à UsiPaz do Icuí-Guajará reforçar os conhecimentos para as provas do Enem

A revisão abordou questões recorrentes nas provas, relacionadas às disciplinas Matemática, História e Língua Portuguesa/Gramática, nas quais os alunos ainda apresentam dificuldade de compreensão. Também foram disponibilizados materiais de estudo para que os estudantes aprofundem a preparação ao exame.

Estudante Isadora MenezesDesde o início, a estudante Isadora Menezes, 15 anos, frequenta os aulões do “Enem Pará Itinerante” aos sábados. Segundo ela, os conteúdos ministrados têm ajudado na preparação para o Enem. “A minha expectativa para o Enem é passar em Medicina, e essa iniciativa do governo do Estado, por meio da Seduc, está nos oportunizando aulas incríveis, com professores maravilhosos, que nos ensinam de maneira prática e didática. Só tenho que agradecer por tudo que vem sendo feito para nos garantir uma boa preparação, e também pelo incentivo emocional que todos têm nos dado”, ressaltou.

O estudante Paulo Henrique Costa, 18 anos, pretende cursar Ciências da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA), e está confiante em alcançar uma vaga no ensino superior. “Esta é a minha segunda vez fazendo o Enem, e com o que aprendi no aulão vou aplicar ao máximo nas provas. Acredito que serão muito tranquilas, além de alcançar bons resultados. Agradeço ao Governo do Pará, através da Seduc, por estar nos auxiliando bastante nos estudos e fazendo com que a gente tenha acesso às principais disciplinas que mais caem no exame”, disse Paulo Henrique.

Expectativa - Participando pela segunda vez do preparatório na UsiPaz do Icuí-Guajará, Maria José Teixeira, 39 anos, está ansiosa pelas provas do Enem. Para ela, os aulões têm sido fundamentais na preparação. Devido à pandemia de Covid-19 parei os estudos, e graças a esta ação tenho conseguido me preparar bem melhor. Sou grata por essa oportunidade. O espaço é maravilhoso e os professores extremamente qualificados. A cada sábado estão repassando conhecimentos, que tornam mais fácil a gente chegar ao nosso objetivo, que é uma vaga na universidade”, frisou a candidata.

Durante todo o aulão, foram oferecidas informações importantes para um bom desempenho nas provas e orientações sobre hábitos mais saudáveis. Até o dia 27 de novembro, o projeto vai continuar viabilizando conteúdos revisados por especialistas nas quatro áreas do conhecimento exigidas no exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.Professor Paulo André Figueiredo

O professor de linguagens e representante do “Enem Pará Itinerante”, Paulo André Figueiredo, ressaltou que o projeto deu certo, além de ser uma ação intersetorial com órgãos do governo do Estado, coordenada pela Seduc. “Hoje, tivemos a presença de especialistas em Matemática, História e Língua Portuguesa/Gramática aqui na UsiPaz do Icuí-Guajará. A cada final de semana nós trazemos professores de outras áreas do conhecimento, que orientam e dão dicas para que os candidatos possam ter um bom desempenho nas provas”, reiterou o educador.

Toda a programação foi aberta para alunos da rede pública estadual que estão concluindo o ensino médio em 2021, além daqueles que já terminaram os estudos em anos anteriores.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc