Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Centro Integrado promove apoio para registro de ocorrências na Trasladação

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/10/2022 23h51

Novidade para a edição 230 do Círio de Nazaré, a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel agilizou o registro de boletins de ocorrência na noite deste sábado (08), durante a Trasladação. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) estreou as suas ações no CICC móvel para atendimento e monitoramento das procissões juntamente com os órgãos parceiros do Sistema de segurança. 

Com a expectativa de 1,4 milhão de participantes para acompanhar a sexta romaria oficial da Festa de Nazaré, eventuais demandas já eram esperadas pelo Sistema de Segurança. Portanto para agilizar o registro destas ocorrências, uma equipe da Polícia Civil está de prontidão no centro para registro dos boletins com celeridade.

A diarista Marcele da Silva precisou e aprovou do atendimento ágil em um espaço confortável. "É um serviço muito bom mesmo e aqui no trajeto da procissão. Me ajudou bastante pois teria que ir pra seccional e aqui foi bem mais prático porque foi agora e não precisei esperar nada", disse. Ao todo, dez boletins de ocorrências foram registrados no centro, sendo 08 por furto e 02 por extravio de documentos. 

Este trabalho da Segurança Pública  no Centro Integrado Móvel deve seguir para amanhã (09) na Grande Procissão, explica o Secretário Adjunto de Gestão Operacional,  coronel Alexandre Mascarenhas. 

"Os agentes trabalharam hoje na ação pra dar segurança pra vias para que o itinerário da procissão tivesse seguro pra que os pudessem cumprir suas promessas e fazer as suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. Todos foram bloqueadas, conseguimos manter a limpeza dessas de veículos que eu pudesse ou de obstáculo que pudesse trazer tipo de transtorno pra passagem da procissão", afirmou o Cel Mascarenhas. 

O Coronel acrescentou ainda, "estamos com mil e quatrocentos agentes de serviço nesta noite de Trasladação, mas durante a madrugada toda, todo o itinerário da procissão do Círio vai continuar fechado já esperando a procissão que deve sair por volta das 7h da igreja da Sé. Estaremos prontos aqui no Centro Integrado Móvel durante toda a madrugada,  policiamento vai continuar na rua e só terminamos nossa missão após a chegada amanhã do Círio de Nazaré" enfatizou.

Trasladação

A última procissão do sábado (8) é a Trasladação, com público estimado de 1,4 milhão de pessoas. A romaria faz o percurso inverso da Grande Procissão do Círio, no domingo (9).

A procissão percorreu 3,7 km, passando pela avenida Nazaré, av. Presidente Vargas, Castilho França, av. Portugal, rua Padre Champagnat até a Catedral da Sé. O tempo estimado da procissão é de 5 horas.

Texto: André Macedo / Ascom Segup