Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DA OBESIDADE

Em Belém, pacientes do programa Obesidade Zero celebram a mudança de vida

Hospital Jean Bitar já realizou até o momento 8.261 atendimentos a 5.865 pacientes do programa

Por Melina Marcelino (SESPA)
11/10/2022 08h23

Há quase dois anos a maquiadora Brenda Araújo passava pelo procedimento de cirurgia bariátrica. Ela viu no programa Obesidade Zero, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) a oportunidade de mudar de vida. É que os quilos acima do peso não só mexiam com a sua autoestima como também com a sua saúde. 

Antes de iniciar o processo da cirurgia bariátrica, a maquiadora pesava 116 quilos e sofria com problemas como a pressão alta, que não a deixavam mais praticar uma atividade física e impossibilitavam com que ela fizesse pequenos movimentos. “Eu não conseguia mais me abaixar para amarrar os sapatos”, relata.

Brenda foi uma das primeiras pacientes atendidas pelo programa Obesidade Zero, que começou em 2020. As cirurgias são realizadas no Hospital Jean Bitar, em Belém, e são voltadas para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35 kg/m². 

"Foi uma experiência maravilhosa, tive o apoio de toda a equipe médica do hospital, que me acompanhou e acompanha até hoje, pois ainda tenho direito a cirurgias plásticas. Antes eu tinha colesterol alto e tudo mais. Hoje eu me sinto muito melhor, disposta. É renovador e eu me sinto bem comigo mesma. No meu caso não foi só uma questão estética, mas de saúde mesmo”, celebra Brenda, com alívio, por não integrar mais o grupo de pacientes com obesidade, na data em que a doença é lembrada, nesta terça (11), Dia Mundial da Obesidade.

Quem também aguarda ansiosa pelo processo cirúrgico é a cozinheira Ana Beatriz da Silva Santos, de 42 anos. Pesando 120 quilos, e com problemas de ansiedade, pressão alta e hipertensão, ela conta que já foi chamada pelo programa Obesidade Zero e passou pelas primeiras consultas. “Passei pela primeira consulta, em que foi verificado peso, medidas. O próximo passo será com a nutricionista, psicóloga e endocrinologista. Ao final das avaliações é que posso passar pelo processo da cirurgia bariátrica”, disse Ana Beatriz, que prevendo uma vida melhor e mais saudável.

Programa Obesidade Zero - O Hospital Jean Bitar já realizou até o momento 8.261 atendimentos a 5.865 pacientes do programa Obesidade Zero, que podem ser elegíveis ou não à operação. A decisão pelo procedimento é adotado conforme o andamento do tratamento e a avaliação médica. 

A paciente apta para passar pelo procedimento cirúrgico pode esperar até dois anos pelo atendimento. É o que recomenda o Ministério da Saúde.

O programa Obesidade Zero inclui atendimento inclui também o atendimento multiprofissional pré e pós-cirurgia. O usuário precisa ter a partir de 18 anos. Vale ressaltar que a obesidade é uma doença de notificação não obrigatória e, desta forma, não há dados consolidados sobre pacientes fora do programa.

Para o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho, a obesidade é uma doença preocupante, e que interfere na qualidade de vida de quem passa pelo problema. Segundo ele, o programa visa atender justamente a população que mais precisa e muitas vezes não tem condições de realizar um tratamento de forma adequada e acessível. 

Obesidade - A obesidade é considerada uma doença crônica e que pode atingir diversos órgãos como coração, fígado, rins, articulações. Ela pode ser causada por fatores genéticos, psicológicos, metabólicos e até sociais.