Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Governo do Pará lança indicadores para avaliação e planejamento de políticas públicas

Relatórios sociais, econômicos e ambientais contribuem com informações essenciais para impulsionar o desenvolvimento do Estado

Por Denise Soares (SECOM)
16/12/2022 17h08

Seis estudos de apoio ao desenvolvimento do Pará, produzidos pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), foram apresentados nesta sexta-feira (16), em Belém. Os relatórios demonstram indicadores sociais, econômicos e ambientais do Estado, que auxiliam na elaboração de políticas públicas.

Foram divulgados o Relatório PIB Municipal 2022;  Pará em Números 2022; Pará no Contexto Nacional 2022; Boletim da Agropecuária do Pará 2022; Perfis Econômicos Vocacionais dos Municípios Paraenses e o Barômetro da Sustentabilidade do Estado do Pará 2022.

Os estudos apresentados vão contribuir para fomentar o desenvolvimento econômico e social do Pará

“Esses dados serão exportados diretamente para a equipe que trabalha no planejamento estratégico de longo prazo do Governo do Pará, o Pará 2050, para traçar os rumos da agenda. Além disso, os relatórios possibilitam o monitoramento para reagirmos aos fatos, se necessário”, ressaltou Marcel Botelho, presidente da Fapespa.

Entre os estudos, o Relatório do PIB Municipal 2022, realizado em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), visa acompanhar o desempenho das atividades econômicas no território paraense, explicou Gláucia Moreira, coordenadora de Estatística Econômica e Contas Regionais da Fapespa. “O nosso Estado é muito diverso. Quando você conhece as diferenças de estruturas econômicas, as ações de políticas públicas podem ser direcionadas da melhor forma a partir dessas informações”, informou.

Pará em números - Outra pesquisa importante para o planejamento estadual reúne mais de 350 indicadores e informações sobre o Pará em apenas um documento. A síntese “Pará em números” traz a história do Estado, indicadores demográficos, aspectos territoriais, sociais, econômicos e ambientais dos últimos dez anos.

“Esses produtos servem de balizador para a construção de planos, como o Pará 2050. Como estatística, eu me sinto honrada em trabalhar com as pesquisas, por ver o esforço que está sendo feito para mantermos esses instrumentos atualizados para acesso tanto governamental como da sociedade em geral”, disse Walenda Tostes, diretora de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa.

Dentro das discussões sobre o desenvolvimento sustentável do Pará, foi apresentado um método de análise bidimensional, que inclui o bem-estar humano e ecossistêmico. A pesquisa Barômetro da Sustentabilidade oferece uma linha para guiar as políticas públicas com respeito à legislação estadual e organizacional.

“Por meio desta ferramenta, que mensura o nível de sustentabilidade, podemos dizer que o Pará poderá alinhar cada vez mais o seu plano de governo com base nesses dados estatísticos confiáveis”, garantiu a pesquisadora Maiara Cordeiro, coordenadora de Estudos Territoriais da Fapespa.

As seis pesquisas divulgadas nesta sexta-feira (16) estão disponíveis no site da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - www.fapespa.pa.gov.br - na aba publicações.