Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

UsiPaz de Ananindeua realiza evento para Meninas e Mulheres na Ciência

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, atividades incluíram um ciclo de palestras e oficinas voltadas para a área da ciência e tecnologia

Por Governo do Pará (SECOM)
11/02/2023 17h55

Foi realizado neste sábado (11), o 1º evento do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, na UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, em parceria com as Manas Digitais, projeto que ensina programação em escolas públicas e promove a presença de mais mulheres em carreiras de tecnologia na região amazônica, e com a Niar@ Tech, que é projeto voltado para o público infantojuvenil para área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A ação teve como objetivo dar visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e na tecnologia, já que a data comemorativa busca reafirmar e fortalecer a participação de jovens mulheres na área científica. Com o circuito de duas palestras e três oficinas, ministradas por mulheres do segmento tecnológico, o evento visou garantir uma maior representatividade feminina, com o intuito de reduzir a situação de vulnerabilidade social provocada pela desigualdade de gênero e permitir o empoderamento econômico e social das moradoras do bairro do Icuí-Guajará.

Alessandra Amaral é secretária adjunta da SEACDe acordo com a secretária-adjunta da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), Alessandra Amaral, é de extrema importância o projeto para as mulheres do bairro. “Estamos de portas abertas para essas mulheres sempre. Eventos como esse engrandecem e mostram que elas fazem parte da sociedade. Como mulher, é muito gratificante mostrar que a gente pode estar onde quisermos, sendo não só donas de casa e mães, mas também ter espaço no mercado de trabalho, fazendo tudo que gostamos”, disse Alessandra.

“Ações como essa são extremamente importantes para a comunidade e territórios. Esperamos que elas sejam uma forma de inspiração para futuras gerações, combatendo a desigualdade de gênero e que assim promovam a inclusão e a diversidade na tecnologia e na ciência, fortalecendo ainda mais a cidadania nos bairros”, informou o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando.

O coordenador geral da UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, João Santos, mostrou a relevância de fazer um evento voltado para meninas e mulheres que querem ingressar na ciência. “Buscamos trazer esse evento para ampliar o incentivo para trazer meninas e mulheres para dentro da Usina e acolher as moradoras do bairro, para que elas se sintam abraçadas por outras mulheres que também buscaram uma formação e venceram inúmeras barreiras, sendo empoderadas e vitoriosas”, detalhou o gestor.

A organizadora do evento, integrante do grupo Niar@ Tech, e também professora de Programação e Robótica do complexo de Ananindeua, Jacqueline Teixeira, explicou que a ação traz possibilidades para quem quer seguir a carreira na área tecnológica ou até mesmo conhecer esse ramo, até então dominado pelo público masculino. “Trazer essas mulheres para dentro da área científica é mostrar que vai muito além de só se inserir no mercado de trabalho”, explicou Jacqueline.

Jacqueline também contou o que a inspirou, como mulher, a entrar no âmbito da tecnologia. “No decorrer da minha vida, tive muitas professoras as quais me inspiraram, tanto na área técnica quanto na graduação. Hoje faço mestrado na universidade federal e ter mulheres na área mostram para gente que também podemos. As Manas Digitais são um exemplo de mulheres que são inspiradoras para outras mulheres e até meninas”, acrescentou a organizadora.

Elizabeth Gemaque é participante do eventoA aluna de Programação e Robótica da UsiPaz, Elizabeth Gemaque, veio prestigiar o evento e contou um pouco sobre a dificuldade na região de conseguir cursos de tecnologia voltados para meninas. “Para mim, essa ação está sendo muito importante, pois existe uma grande facilidade de acesso que estão dando para gente aqui na Usina. Sempre procurei cursos nessa área e só achava online. Fico muito feliz de ver que tem muitas meninas que também se interessam na área e que podemos alcançar isso aqui na Usina da Paz”, comemorou Elizabeth.

Evenny Elaine conta que o evento foi inspiradorUma das participantes do circuito de palestras, a estudante Evenny Elaine, de 15 anos, se interessou pelo evento porque acredita que irá acrescentar na sua vida profissional e pessoal. “É muito bom ter projetos que são voltados para nós, mulheres, pois muitas vezes somos esquecidas como profissionais. Eu pretendo seguir na área da ciência como cirurgiã e saber que temos apoio umas das outras é algo essencial para nossa autoestima”, disse Evenny.

Texto: Aline Seabra/Nucom Seac