Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO

Programação "Usina das Manas" chega em Ananindeua

Mulheres do bairro do Icuí tiveram acesso a serviços médicos, odontológicos e de assistir social na UsiPa Prof. Amintas Pinheiro, neste domingo (19)

Por Paulo Garcia (SETRAN)
19/03/2023 17h15

A manhã deste domingo (19) foi de diversas atividades para as mulheres atendidas pela Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Grande Belém. Essa foi a terceira edição da “Usina das Manas”, uma programação especial em alusão ao Mês da Mulher.

A ação contou com o apoio de várias Secretarias do Estado e órgãos parceiros que ofereceram serviços de assistência para a comunidade, como atendimento médico e exames específicos para mulheres, atendimento odontológico, avaliação nutricional, vacinação de Covid-19, HPV e Tríplice Viral, além da emissão de documentos como RG e Certidão de Nascimento.

Elizama de Freitas, de 60 anos, é dona de casa e aproveitou o domingo para  realizar os atendimentos médicos. “É muito importante ter essas ações aqui perto de casa, principalmente de saúde, onde o atendimento é um sucesso e bem rápido. Então aproveitei para fazer um check up e uns exames que eu precisava fazer. Amo esse espaço”, comentou.

Elaborada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), a “Usina das Manas” é uma vasta programação que tem o objetivo de ressaltar a importância do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com rodas de conversa, palestras, cursos, oficinas de formação, serviços de atendimento médico e emissão de documentos.

“Nós estamos fazendo essas ações voltadas ao público das mulheres para dentro das Usinas da Paz, neste mês de março e em abril também. Já passamos pela Cabanagem e Terra Firme e agora aqui no Icuí-Guajará, trazendo exames de PCCU, além de muitas palestras preventivas educativas e preventivas voltadas para mulheres, mostrando também a questão do empoderamento. As Usinas da Paz, assim como a Seac, e todas as secretarias e órgãos de governo estão presentes na vida dessas mulheres”, informou Alessandra Amaral, secretária adjunta da Seac.

Assistência - Ainda de acordo com a secretária adjunta, a ação deste domingo está sendo importante para acolher mulheres que tiveram casas destruídas, após uma forte chuva que ocorreu no último sábado (18), no bairro do 40 Horas, em Ananindeua.

“Hoje também estamos recebendo mulheres que sofreram com a forte chuva de ontem à tarde, aqui em Ananindeua. Então as convidamos para tirar documentos, que elas perderam, assim como a assistência da Defensoria Pública Estadual (DPE), Polícia Civil, além de atendimento médico. Estamos prestando todo o suporte para amenizar o problema dessas famílias também”, relatou.

Acompanhe o calendário das próximas ações da programação Usina das Manas:

25.03 - sábado - Usina da Paz Jurunas/Condor - 9h às 18h

Público referenciado: produtoras de cultura

Serviços especiais: roda de conversa com fazedoras de cultura dos bairros do Jurunas e Condor: produções culturais na periferia, Joyce Cursino (Negritar Produções), Carol Sales (Mocambo), Gueto Hub e Secult.


28.03 - terça-feira - UsiPaz Usina da Paz Padre Bruno Sechi (Bengui) - 9h às 15h

Público referenciado: povos originários 

Serviços especiais: exposição de artesanato do povo Warao; palestra com a secretária dos Povos Originários Puyr Tembé;


15/04 - sábado - Ilha do Combu (Usina da Paz Guamá) - 8h às 15h

Público referenciado: mulheres ribeirinhas

Serviços especiais: roda de conversa sobre violência e exploração sexual; roda de conversa sobre o setor produtivo de cacau e andiroba, exposição de artesanato;


Texto de Paulo Garcia com informações de Marília Sousa.