Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

UsiPaz Jurunas/Condor recebe primeiro dia da Expo Favela Innovation

O evento iniciou neste sábado (30) e segue até amanhã (01), em Belém, com a apresentação de 100 projetos do Estado

Por Paulo Garcia (SETRAN)
30/09/2023 13h39

A manhã deste sábado (30) foi movimentada na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. É que o complexo multifuncional do Governo do Estado está sendo palco da Expo Favela Innovation, um evento nacional que busca criar um espaço para o encontro de diversos empreendedores com investidores da área, gerando visibilidade e rentabilidade para os negócios locais.

A abertura foi na Arena Ginásio e contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, e da vice-governadora Hana Ghassan.

“O objetivo é que nós possamos estimular as vocações da periferia, estimular o empreendedorismo, mostrar o talento das periferias no estado do Pará para que, a partir deste estímulo, nós possamos gerar oportunidades, fortalecer a cultura, dar oportunidade para que as pessoas, a partir do local onde vivem, tenham a sua caminhada e o sucesso nas suas vidas. Certamente a Expo Favela chega e fortalece as periferias no estado do Pará, fortalece o trabalho de tanta gente qualificada, gente que precisa ser vista, que precisa ser enxergada e que o poder público deve estimular, deve proporcionar condições para que estas pessoas possam mostrar os seus talentos e na periferia gerar um desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida pras pessoas”, informou o governador Helder Barbalho.

A Expo Favela Innovation é uma iniciativa da Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), e vem sendo realizada desde 2022, quando houve a primeira edição em São Paulo. Para este ano, edições regionais começaram a ser promovidas em todo o país. O evento tem cooperação internacional da UNESCO e parceria da TV Globo e, a edição paraense, conta também com apoio local da TV Liberal, afiliada Rede Globo e do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

“Nós viabilizamos junto a Cufa para que esse evento pudesse ser realizado aqui na UsiPaz Jurunas/Condor, uma das periferias mais populosas de Belém, e nós temos vários empreendedores do nosso estado, empreendedores de diversas áreas mostrando a potencialidade da periferia. A gente se sente muito feliz em poder contribuir, é uma emoção muito grande em valorizar e beneficiar esses empreendedores. Sem dúvida, é um momento muito festivo hoje”, pontuou o secretário de Cidadania do Estado, Igor Normando.

Durante os dois dias de evento, 100 iniciativas empreendedoras nascidas e desenvolvidas nas periferias paraenses estão sendo apresentadas a investidores e a comunidade. As 10 melhores iniciativas serão selecionadas para participar da edição nacional em São Paulo, no mês de dezembro, com tudo pago.

“A ideia é oferecer e juntar soluções, oferecer tipo um cardápio, um repertório com soluções para o país. Aqui estão várias soluções, inclusive tava falando com o Governador para, inclusive ofertar para as dez melhores experiência um apoio para desenvolvê-las aqui no próprio estado, apoiar para ir lá para o evento nacional em dezembro”, contou o Conselheiro da Central Única das Favelas (CUFA) em Nova Iorque, Preto Zezé.

“É importante entender que o grande protagonista desse rolê todo são os empreendedores e empreendedoras que estão criando soluções para solucionar dores cotidianas. E a gente está falando de uma população que no Brasil se aproxima de 18 milhões de pessoas favelados e faveladas que juntos geram uma economia de 202 bilhões por ano e que a grande maioria da sua população adulta uma média de 70% ou já empreendeu, empreende ou deseja empreender. Não meramente por ter talento para o empreendedorismo, mas por ser uma alternativa para a sobrevivência, diante da injustiça social que a gente vive no país e é em todos os estados. Então essa galera é potente, a favela é potente porque essas pessoas estão criando alternativas para solucionar dores”, pontuou a presidenta da CUFA nacional, Kalyne Lima.

OPORTUNIDADES 

Uma das expositoras é a artesã Ghislaine Schusterschitz, que tem loja física de vasos de cerâmica há 5 anos. “Já participei de outras feiras e estou achando super importante essa proposta de dar protagonismo a periferia, somos de Icoaraci e lá o acesso é difícil para as pessoas conhecerem o nosso trabalho, então estamos tendo visibilidade para muita gente aqui”, pontuou a artesã. 

Valdenize Genu é artesã ceramista do bairro do Benguí e faz parte do projeto “Mãos de Marias”, um grupo de mulheres que empodera mulheres há 3 anos. “Somos cerca de 10 mulheres e produzimos biojoias e artigos decorativos e utilitários em cerâmica, já estamos transformando a vida de muita gente e ensinando mais mulheres. A ideia é tirar elas de situações em vulnerabilidade. E estar participando aqui desse evento no Jurunas é maravilhoso, é como se fosse o Oscar pra gente, esse projeto é gigante a nível nacional, então estamos muito felizes por estar aqui”, comentou.

PÚBLICO PRESENTE

A moradora do Jurunas, Shirlene Vasconcelos, levou os filhos Maria Luiza, de 8 anos, e Ian Miguel, de 6 anos, para conhecerem a feira. “Eu acho muito bom para abrir oportunidade das pessoas do próprio bairro terem conhecimento em pautas, principalmente como os projetos de meio ambiente que tem bastante aqui, sobre reutilização de materiais, provocar a conscientização mesmo, o Jurunas tem muito descarte irregular de lixo, então essas iniciativas são maravilhosas”, disse.

Uma caravana do bairro da Cabanagem chegou no evento para animar o público. São as “Meninas do Carimbó”, um projeto da terceira idade que iniciou no ano passado, durante as aulas de dança na UsiPaz do bairro. “Somos 15 senhoras que há um ano seguimos dançando na Usina da Paz da Cabanagem, inclusive vamos se apresentar para o público, é a primeira vez aqui e estamos amando”, disse a dona de casa Maria Lúcia Pereira, dona de 68 anos.

SERVIÇO

A programação da Expo Favela Innovation continua neste sábado (30), até as 21h, na UsiPaz Jurunas/Condor, localizada da Travessa Quintino Bocaiúva, S/N (em frente à UPA do Jurunas) e segue até amanhã (01). Para mais informações acesse as redes sociais do evento.