Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"PREVENÇÃO E CIDADANIA POR TODO O PARÁ"

Com apoio da Semu, ação leva serviços essenciais às populações de Cachoeira do Arari e Salvaterra

Secretaria de Estado das Mulheres promoveu quase oito mil atendimentos com o objetivo de fortalecer direitos e cidadania entre comunidades marajoaras

Por Helena Saria (FCP)
02/10/2023 12h00

Moradores das cidades de Cachoeira do Arari e Salvaterra, na região de integração do Marajó, receberam uma série de ações voltadas para a promoção de direitos e cidadania, como parte da iniciativa "Prevenção e Cidadania por todo o Pará”, realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) ao lado de órgãos estaduais. Ao todo, foram realizados quase 8 mil atendimentos.

A Semu, em colaboração com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), liderou os trabalhos de monitoramento dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, que incluíram encontros entre profissionais que atuam nesse segmento e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, no caso de Cachoeira do Arari.

As ações da Secretaria, inseridas no Plano Plurianual (PPA) de 2023, incluíram a emissão de documentação civil, atendimentos médicos especializados, orientações sobre benefícios socioassistenciais e apoio jurídico. Além disso, foram realizadas palestras de orientação e educativas para a comunidade local. 

"Essa ação é parte fundamental do nosso compromisso em fortalecer os direitos das mulheres e promover a cidadania em todo o Pará. Estamos empenhadas em trabalhar lado a lado com nossos parceiros para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres em nossa região", afirma a de Estado das Mulheres, Paula Gomes.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado (DPE), e Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e ainda com a presença do governo federal, representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Saúde, que participaram de diálogos com a gestão municipal para ouvir as demandas locais e propor ações e programas em nível federal que possam responder às vulnerabilidades enfrentadas pelo povo marajoara. Essa articulação reforça o compromisso de múltiplas esferas do governo em trabalhar para promover direitos, cidadania e bem-estar em todas as regiões do Pará. 

Márcia Jorge, coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero da Semu, destacou a presença da Secretaria em Salvaterra, com o monitoramento da rede de atendimento e a formação do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher de Salvaterra. "Essas ações são passos importantes para garantir que as mulheres tenham acesso a serviços essenciais e para fortalecer a luta pelos seus direitos", defendeu.