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CAPACITAÇÃO

Seplad segue com treinamentos de servidores sobre uso da plataforma PAE 4.0

Servidores do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará participaram desta etapa

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
23/11/2023 14h05

Dando continuidade ao processo de capacitação dos servidores estaduais para a utilização das ferramentas da plataforma do Processo Administrativo Eletrônico - PAE 4.0, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), promoveu nesta quinta-feira (23) mais um treinamento, dessa vez, 20 servidores do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA) participaram desta etapa.

Desenvolvida pela Prodepa, em conjunto com a Seplad, o PAE é uma plataforma on-line que vai substituir processos físicos por eletrônicos, garantindo mais agilidade à administração pública dentro de um ambiente digital integrado. O PAE 4.0 é a versão mais moderna e também de fácil utilização, o que garante maior celeridade e transparência à administração pública.

Rafael Paiva, gestor responsável pela implantação do PAE no MPCM-PA, destaca a importância da implementação do sistema para capacitação dos servidores estaduais.

"Com a capacitação realizada hoje pudemos conhecer melhor a ferramenta e utilizar de forma a capacitar nossos servidores. Agora é expandir esse conhecimento para outras pessoas e finalizar os processos físicos ainda existentes no órgão", disse Rafael.

A expectativa é de que a implementação do PAE 4.0 no Ministério se torne efetiva já no mês de dezembro deste ano, conforme o gerente de Sistema Integrado de Protocolo da Seplad, Salomão Melo.

"Em continuidade com os treinamentos nos órgãos do Estado, estamos aqui no Ministério Público de Contas do Município em mais uma capacitação da plataforma PAE 4.0, pois o órgão ainda não havia criado documentos relacionados a essa plataforma", explicou Salomão. "A expectativa é que em dezembro o órgão já esteja utilizando o PAE 4.0", afirma Salomão. 

Plataforma

O PAE 4.0 disponibiliza a criação de templates (temas) de documentos (para qualquer espécie), exceto memorandos, em conformidade com a necessidade de cada instituição; caixa de entrada unificada (como ações em lote em uma única área); anexação de documentos de uma única vez; configuração de organograma por órgão; desenvolvimento de gráficos de fluidez de trabalho, para acompanhamento das ações e tomada de decisão; notificações para os usuários e consultas indexadas (pesquisa dentro dos documentos), são algumas das ferramentas disponibilizadas pela nova plataforma.