Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE

Estado entrega o novo Terminal Hidroviário do município de Melgaço, no Marajó

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/11/2023 15h58

Moradores e visitantes do município de Melgaço, no arquipélago do Marajó, agora contam com um novo Terminal Hidroviário de Passageiros. O equipamento público foi entregue oficialmente pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (23). A nova estrutura vai garantir mais segurança e conforto para quem precisa embarcar e desembarcar na cidade, beneficiando diretamente cerca de 28 mil pessoas. 

Este é o 24º equipamento hidroviário entregue, desde 2019, pela gestão estadual, sendo o 9º terminal hidroviário entregue apenas na região do Marajó. Durante o ato de inauguração, o governador Helder Barbalho falou sobre mais esta obra entregue para beneficiar a população marajoara. 

“Hoje chegamos a 24 terminais hidroviários construídos pelo Estado durante o nosso Governo. Aqui no Marajó este é o 9º terminal hidroviário. Chegamos a nove cidades que antes não tinham um terminal digno e que agora passam a ter. Estamos avançando com outros terminais que estão em construção, nos municípios de Breves, Portel, Soure, Salvaterra, Anajás, Oeiras e Chaves. Portanto, vamos chegar ao final deste Governo com todas as cidades do Marajó tendo um terminal digno. Parabéns por esta bela entrega”, declarou o governador do Pará. 

Para quem vive há muito tempo na cidade de Melgaço, o momento é de felicidade. É o casoOleno Palheta de Oleno Palheta, que mora no local há cerca de 40 anos. “Eu sou melgacense e estou muito feliz. Este terminal é muito importante pra gente que precisa embarcar e viajar. É um trabalho muito bonito que o Governo está fazendo pela população de Melgaço”, afirmou o morador.

Estrutura - O projeto de reconstrução do Terminal Hidroviário de Melgaço garantiu uma nova e moderna estrutura, com quiosques e banheiros, guichês para a venda de passagens, lanchonete, lojas, depósitos, salas de administração e guarda-volumes, além de espaços exclusivos para órgãos de cultura e turismo. O espaço também possui uma área de urbanização com 130 metros quadrados e novas instalações elétricas, além de um novo reservatório de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Para o embarque e desembarque de insumos e passageiros foi instalado um conjunto naval moderno e seguro, composto por rampa metálica de 22 metros de comprimento e flutuante, ambos cobertos e iluminados, além de sinalização de segurança, acessibilidade e dispositivos de combate a incêndio. Também foi feito o reforço estrutural do píer de concreto e passarelas já existentes.

“Esta foi uma obra muito bem executada. Um equipamento público de qualidade, que vai beneficiar toda a população de Melgaço e região. Seguimos trabalhando para entregar novos terminais hidroviários em municípios de todas as regiões do Pará”, concluiu o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pelo projeto.

Mais investimentos - O Governo do Estado segue investindo na reestruturação dos terminais hidroviários de municípios paraenses. Atualmente, 11 obras seguem em andamento e, em breve, vão garantir novos terminais nos municípios do Acará, Anajás, Aveiro, Breves, Chaves, Mocajuba, Oeiras do Pará, Salvaterra, Senador José Porfírio, Soure, além do novo Terminal Turístico de Passageiros do distrito de Icoaraci, em Belém.