Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E QUALIFICAÇÃO

Seap conclui segundo curso de Gestão de Unidade Prisional

Por Caroline Rocha (SEAP)
24/11/2023 13h45

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) concluiu hoje a segunda turma do curso de ‘Gestão de Unidades Prisionais’, voltadas para diretores, coordenadores e gerentes das casas penais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado, e dos setores administrativos através da transmissão online. O objetivo é favorecer o desenvolvimento das habilidades necessárias ao exercício das funções de gestão. As palestras iniciaram na última segunda-feira (20), no auditório da Seap.

Na avaliação de Ringo Alex, secretário adjunto de Gestão Operacional (Sago), o curso tem uma consequência imediata, uma padronização de procedimentos. “Essa padronização exige uma eficiência para os operadores que estão na ponta, o nosso manual de procedimento operacional direciona a rotina operacional de uma casa penal. Isso traz como consequência imediata a redução das ocorrências relacionadas à queda dessa disciplina, trazendo tranquilidade ao operador”, assegura. 

A programação do curso de ‘Gestão de Unidades Prisionais’ contou com diversas palestras sobre diferentes temas e áreas da gestão penitenciária. Paulo Cunha, diretor da Escola de Administração Penitenciária (EAP), explica como funciona o novo fluxo de atendimento das demandas recebidas pela EAP.

“Nós vamos criar uma portaria que vai estabelecer o fluxo de realização dos cursos dentro da Seap. Os diretores das unidades prisionais podem demandar à EAP as ações educacionais que eles acham necessárias nas suas unidades. Então, vamos receber essas demandas, transformá-las em um plano de curso, submeter ao secretário para aprovação, e uma vez aprovado, nós realizaremos o curso que foi demandado. Algumas demandas já devem fazer parte, inclusive, do portfólio de cursos que a EAP tem disponível”, finaliza. 

Durante a semana foram realizadas apresentações das atribuições e finalidades dos diversos setores da secretaria aos diretores e coordenadores das unidades. Além das palestras a respeito do Manual de Procedimentos Operacionais da Sago, as Práticas e Procedimentos de Administração Penitenciária da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa (Saga) também foram abordados sobre o gerenciamento de crise, ética no serviço público e prerrogativas.

Os setores da Seap apresentados foram: Diretoria de Licitação Contratos e Convênios (DLCC), Diretoria de Administração de Recursos (DAR), Diretoria de Reinserção Social  (DRS), Diretoria de Execução Criminal (DEC), Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB), Assessoria de Segurança Institucional (ASI), Consultoria Jurídica (Conjur), Corregedoria Geral Penitenciária (CGP), Escola de Administração Penitenciária (EAP), Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI), Núcleo de Planejamento, Estatística e Orçamento (NPEO), Núcleo de Controle Interno  (NCI), Núcleo de Comunicação Social (NCS). 

O segundo dia de curso iniciou com Caroline Rocha, coordenadora do Núcleo de Comunicação Social (NCS), que apresentou o manual de Comunicação Social, abordando temas relacionados à elaboração e preservação da imagem, identidade e missão da Seap; publicações e criação dos conteúdos midiáticos; coberturas dos eventos da secretaria; e gerenciamento de crise com a imprensa. 

Alex Gabriel da Silva, diretor da Unidade de Custódia e Reinserção de Icoaraci (UCR – Icoaraci), que está no sistema prisional há cinco meses, afirma que todo o conhecimento é bem-vindo. “Eu tenho que parabenizar a própria EAP pela realização desse curso de qualificação. Nós, diretores, gerentes e operacionais precisamos estar em contato direto com as diretorias, com essa questão discente, para entender como funciona o fluxo da própria secretaria, no sentido de aprimorar tudo aquilo que nós adquirimos aqui nas nossas casas penais”, diz.


Texto: Yasmin Cavalcante - Núcleo de Comunicação Social/Seap