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Governo do Pará fecha 2023 com mais de 460 quilômetros de novas rodovias construídas e pavimentadas

Ao longo de quase cinco anos, o Governo Helder Barbalho chegou à marca de mais de 1.300 novas rodovias, que transformam para melhor a vida de quem vive em todas as regiões do Pará

Por Kátia Aguiar (COHAB)
15/12/2023 14h20

O que há de comum entre o fazendeiro João da Silva, o Alagoano, que mora em Piçarra, no Sul do Pará, e a comerciante cearense Ednalva Mendes, que vive em Uruará, na região do Xingu? São duas pessoas vivendo em municípios de regiões extremamente opostas, que chegaram ao Pará vindo de outros Estados em busca de novas oportunidades e, em 2023, viram as suas vidas mudar completamente com a chegada do asfalto nas rodovias de seus municípios.

Em Piçarra, a rodovia construída e pavimentada foi a PA-477, que teve metade do seu trecho construído e o restante da rodovia está em obra. Em Uruará, a via pavimentada é a PA-370/Transuruará, que teve os 70 quilômetros iniciais entregues e terá toda sua extensão de quase 150 quilômetros concluída até meados de 2024.

Somente em 2023 foram construídos e pavimentados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), mais de 382 quilômetros de rodovias de forma direta e mais de 78 quilômetros de vicinais por meio de  convênio com as prefeituras, além de outros sete mil quilômetros de rodovias sob a jurisdição do Estado, que passam por serviços de manutenção e conservação de forma rotineira e preventiva ao longo do ano para garantir sua trafegabilidade.

O pecuarista João Elias da Silva vive há mais de 30 anos em Piçarra e nem acreditava mais que o asfalto iria chegar até a porta da fazenda dele. “Essa obra é uma das melhores coisas, a gente sofreu demais desde quando nós chegamos aqui, em muitos dias a gente deixava o carro em casa e ia para São Geraldo a pé, ou no lombo do burro. Hoje a estrada, graças a Deus e ao nosso governador, está muito boa”, disse.

A comerciante Ednalva Mendes chegou na época que nem energia elétrica tinha em Uruará. “Hoje vivemos muito diferente daquela época, quando chegamos vivemos dois meses no escuro usando lamparina e hoje a gente só tem agradecer a Deus e ao nosso governador por tudo, porque a estamos vendo um milagre muito grande. Chegou o asfalto, acabou a poeira e a cada dia são só bênçãos. Governador Helder, te amamos muito pela sua força, pelo seu carinho, pelo seu amor pela população e o cuidado que você tem com cada um de nós. Deus abençoe sua vida e grandemente sua família”, disse a comerciante.

Em 2023 foram sete as rodovias entregues pelo Governo do Pará: PAs 287, 430, 254, 437, 477, 370, 423, 220, 287, 124, 140, 127 e 370; as vicinais Macapazinho, Tuarizinho, Moaçara, Avenida São Pedro; e ainda a operação de conservação e manutenção de toda a malha rodoviária estadual. Há cinco anos que o Governo do Pará iniciou o maior projeto de infraestrutura em transportes no Estado do Pará. Entre as rodovias entregues desde 2019 estão: PAs 159, 423, 444, 124, 275, 150, 252, 439, 427, 324, 483, 220, 407, 448, 380, 467, 318, 151, 279, 287, 430, 254, 477, 370, 423, 140, 423, 419, 427, 437, 429, e ainda a vicinal Carne de Sol, vicinal Nova Vida, vicinal Japerica , entre outras.

Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, há rodovias que foram totalmente asfaltadas ou reconstruídas, como é o caso da PA-279, que teve trecho entregue e continua em obra, mais de 200 quilômetros de extensão, atravessando as regiões sul e sudeste do Pará; a PA-256 (em obras), que terá 150 quilômetros de asfalto e 18 pontes de concreto, o que cria um novo corredor logístico a partir da BR-010 até o porto de Vila do Conde, e ainda a PA-368 (em obras), que ligará as regiões de integração do Marajó e do Baixo Tocantins, indo do perímetro urbano de Portel até a BR-422, no município de Cametá.

“São rodovias em todas as regiões de integração do Pará, seja na Calha Norte, no sul, no nordeste, sudeste, extremo sudoeste que são executadas pelo Governo Helder Barbalho e pela vice Hana Ghassan, que resgatam um déficit histórico com infraestrutura em transportes com as populações que vivem no nosso Pará”, disse Alder Silveira.

Pontes - O Governo do Pará também desenvolve um projeto que garante a construção de mais de 500 pontes em concreto em todas as regiões de integração do Pará, de forma direta e indiretamente ou por meio de convênio com as prefeituras. São pontes de todos os portes, entre 10, 20, 30, 40 e 100 metros até as estruturas maiores.

Entre as pontes de grande e médio porte foram entregues a ponte do Muju (União) na Alça Viária; a sobre Meruú (Gerson Peres), na PA-151; a ponte do Outeiro (Belém), e as pontes sobre o rio Tutui (Uruará); Curuá Una (em Santarém) e rio Guamá (Capitão poço). Continuam em obras as seguintes pontes de médio e grande porte: sobre o rio Itacaiúnas (3ª ponte de Marabá); sobre o rio Fresco (São Félix do Xingu), sobre o rio Alto Capim, (Paragominas); sobre o rio Alto Acará (Acará) e ainda sobre o rio Camarazinho (Marajó), e ponte sobre o Furo da Laura, em Colares.