Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Leste faz alerta sobre alimentação saudável para prevenção de doenças renais

Por Governo do Pará (SECOM)
18/03/2024 22h09

Nutricionista Brenda Camelo e a usuária Maria da Conceição GomesNo mês dedicado à celebração do Dia Mundial do Rim, uma especialista do Hospital regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, abordou a relação entre a alimentação e a saúde renal. A dupla é crucial para uma boa saúde dos órgãos, pois a ingestão de certos alimentos pode impactar no desenvolvimento de doenças renais.

Dentro deste contexto, Brenda Camelo, nutricionista Clínica do HRPL, faz alerta para uma alimentação mais saudável com o intuito de prevenir as doenças renais. Ela explica que os rins são órgãos essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois eles funcionam como um imenso “filtro” para o corpo, sendo responsável pela filtragem do sangue para eliminar toxinas, produzem hormônios, controlam a pressão arterial e equilibram os líquidos e eletrólitos do corpo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas vivem com doença renal crônica. Entre elas, cerca de 90 mil estão em diálise, estímulo artificial indicado para pacientes com insuficiência renal. A nutricionista acrescenta que algumas medidas podem ser tomadas para evitar problemas renais: evitar sobrepeso e obesidade; manter boas taxas de glicemia; controlar a pressão arterial; ingerir em média 2 litros de água por dia e realizar periodicamente exames de dosagem de creatinina, ureia, ácido úrico, proteinúria, que podem diagnosticar possíveis alterações renais.

“Além disso é fundamental a adoção de práticas alimentares saudáveis, priorizando uma dieta equilibrada, com itens frescos, frutas, verduras e legumes, grãos e cereais integrais. Evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados e industrializados, açúcar e alimentos refinados. Vale ressaltar que na presença de sintomas como: sangue ou espuma na urina; inchaço nos membros inferiores; pressão arterial alterada; cólica; infecção urinária recorrente é imprescindível consultar um nefrologista. E para adequações na dieta, consultar o nutricionista”, disse Brenda Camelo.

Aprovação – A usuária Maria Antônia Soares, de 71 anos, encontra-se internada no Regional de Paragominas e comenta sobre a importância de uma dieta balanceada para prevenir a doença renal. Ela diz que conhece pessoas que possuem doenças renais, enfatizando que a população em geral não se alimenta de forma adequada, e por isso o alto índice de acometidos. “Existem muitas pessoas doentes dos rins, deveriam existir mais iniciativas que ensinem as pessoas a se alimentar de forma mais saudável, porque sempre é bom a gente saber quais alimentos são bons e quais não são para a saúde”, finalizou a dona de casa.

Prevenção – A profissional recomenda alguns alimentos específicos para a manutenção da saúde dos rins:

• Cúrcuma – ação anti-inflamatória, antioxidante e imunomoduladora (fortalece o sistema imunológico);
• Alimentos ricos em antocianinas – jabuticaba e uvas têm propriedades antioxidantes e previnem a doença arterial crônica;
• Vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações;
• Própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune;
• Alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.
• Frutas ricas em vitamina C – o citrato, encontrado em frutas como limão, laranja, abacaxi, morango e acerola, ajuda na prevenção de pedras nos rins, que decorrem do baixo consumo de água;
• Berries – cranberry, mirtilo, morango, framboesa e amora têm propriedades antioxidantes e previnem infecções urinárias, bem como a formação de cristais;
• Melancia – por conter bastante água, auxilia na hidratação e, consequentemente, na filtração dos resíduos através da urina. Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto de Pedro Amorim.