Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO DE CIDADANIA

Estado celebra aniversário do Ver-o-Peso com ação de cidadania em Belém

Mais de 2 mil pessoas compareceram à Praça do Relógio, no bairro da Cidade Velha, para prestigiar a programação

Por Chrystian Machado (SEAC)
27/03/2024 13h41

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), promoveu, nesta quarta-feira, 27, uma ação de cidadania e saúde alusiva ao aniversário de 397 anos de um dos mais importantes símbolos turísticos de Belém, o Mercado do Ver-o-Peso.  

Durante a programação, mais de 2 mil pessoas compareceram à Praça do Relógio, no bairro da Cidade Velha, para prestigiar e participar do evento que contou com shows e serviços gratuitos de saúde, consulta médica, odontologia, emissão de documentos, vacinação, testes para detecção de doenças, orientação jurídica, serviços de estética e benefícios do programa Sua Casa.

A dona Sônia dos Santos, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde bucal. "Eu fiquei sabendo da ação e aproveitei para vir fazer um tratamento nos dentes, obturei dois dentes e fiz a limpeza. Como já fui feirante, sempre estou por aqui pelo Ver-o-Peso. Esta ação é muito importante para nós", disse.

Sua Casa -  O programa Sua Casa, da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), que também participou da ação, oferece de forma totalmente gratuita, cheques no valor de até R$ 21 mil para a construção, reconstrução e ampliação de moradias de famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de 20 mil famílias foram beneficiadas, somente  no ano passado.

A moradora Dilerman Cabral foi uma das beneficiadas pelo programa Sua Casa. Para ela o benefício significa mudança de vida. "Vou fazer minha casa agora, eu não tenho, só tenho o terreno. Esse vai ser o começo para sair do aluguel e viver na minha casa própria. Estou muito feliz", disse. 

Outra beneficiada foi Alda Lúcia, de 56 anos. Ela relata que vai realizar seu grande sonho: ter a casa própria finalizada. "Esse benefício significa muita coisa na minha vida. Meu maior sonho era terminar as obras da minha casa e agora eu vou conseguir. Uma grande ajuda para a minha vida, muito obrigado", contou.

O titular da Secretaria de Articulação da Cidadania, Igor Normando, reforçou o compromisso de ações sociais e benefícios entregues pelo Governo à população. “O Governo do Estado brinda o Ver-o-Peso com aquilo que lhe é de direito: dignidade e, acima de tudo, o seu maior patrimônio que são os feirantes. Hoje estamos entregando mais de 300 benefícios do programa Sua Casa e ao mesmo tempo celebrando e prestando contas", explicou.

Ver-o-Peso - Localizado às margens da Baía do Guajará, o Mercado do Ver-o-Peso completa 397 anos nesta quarta-feira, 27. Símbolo de Belém, o maior complexo de feira livre da América Latina é visitado por 50 mil pessoas diariamente. O local é um dos principais polos econômicos e turísticos da capital paraense.