Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MARABÁ

Polícia Militar forma 44 praças em curso de Adaptação à Graduação de Sargento

Além de Marabá, a formação foi realizada nos polos de ensino de Belém, Tucuruí, Santarém, Capanema e Castanhal

Por Governo do Pará (SECOM)
27/03/2024 17h47

A formatura, com os rituais tradicionais, capacitou mais agentes da segurança públicaUma solenidade no auditório da Faculdade Anhanguera nesta quarta-feira (27), em Marabá, no sudeste paraense, marcou a Formatura do Curso de Adaptação à Graduação de 3º Sargentos (CGS) - Turma II, da Polícia Militar. Após a conclusão do curso, mais 44 praças da corporação estão aptos à promoção para 2º sargento.

A formação foi realizada nas modalidades EaD (educação a distância) e presencial, sendo 17 disciplinas presenciais e 11 complementares, distribuídas em palestras no ambiente virtual, com 571 horas-aula. Na fase presencial, o curso contou com as disciplinas de Armamento e Tiro Policial, além de Estágio Policial em Área

A formação foi promovida em seis polos de ensino (Belém, Tucuruí, Santarém, Marabá, Capanema e Castanhal), com 661 alunos matriculados, distribuídos em 19 pelotões, sob a supervisão geral do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Em Marabá, os 44 militares matriculados foram aptos com 100% de aproveitamento.Autoridades da PM presentes à solenidade

O primeiro colocado no curso de 3º sargento do 1° BME, com média final 9,930 (conceito MB) foi o PM Jocélio Gomes dos Santos.

Formação de líderes - O comandante do CPR II (Comando de Policiamento Regional), coronel David Sarah Lima, ressaltou que, após o curso, os militares estão habilitados técnica, jurídica e administrativamente para exercer a liderança. “Como também trazer uma segurança para a sociedade de uma atualização jurídica, como abordar, como se comportar, e nós teremos os policiais habilitados para realizar atividades técnicas, para que sejam multiplicadores do conhecimento que já detiveram aqui, e levar esse conhecimento para os vários municípios que estão aqui representados, como São Félix do Xingu, Rondon do Pará, Dom Eliseu,  Parauapebas, Marabá e Itupiranga”, acrescentou.

O coronel disse ainda que Marabá traz a capacidade técnica dos instrutores, todos da área jurídica e de gestão, transmitindo esse conhecimento para a tropa, em que os líderes podem ser gestores de pequenas unidades.

O secretário regional João Chamon Neto destacou os investimentos do Estado em segurançaInvestimentos - Representando o governador Helder Barbalho na solenidade, o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, reforçou que “a Polícia Militar do Pará recebe investimentos não apenas em estrutura, como em novas viaturas e aumento de efetivo, em cursos e formações, que proporcionam elevação à carreira militar e capacidade técnica para lidar com situações rotineiras do cargo. Desejo para todos os 44 formandos do curso muito sucesso em suas carreiras”.

Para o sargento João Batista da Silva Serra. o momento foi único. “O curso marca a história, a vida, nos habilita a segundo sargento. Aqui, nós aprendemos mais, pois tivemos excelentes instrutores e revemos colegas que a gente não via desde 2005. O curso, além do aprendizado, traz conhecimento e a oportunidade de você consolidar as amizades, rever, ver instrutores que você só viu quando entrou na Polícia. O curso é prazeroso em todos os sentidos”, garantiu o sargento.

Conquista - A pedagoga Vanessa Gualberto mora em Parauapebas, município do sudeste paraense, e foi a Marabá participar da solenidade de formatura do marido, o sargento Hiltervan Cardoso Machado. Vanessa disse que era um momento importante não só para os familiares, mas especialmente para os formandos.

“Meu esposo tem 25 anos dedicados à Polícia Militar, de serviço prestado há muitos anos com amor e dedicação. Hoje, ele tem a oportunidade de pegar a graduação de segundo sargento. Isso é muito gratificante, estou muito feliz em participar desse momento e dessa conquista”, afirmou.

Texto: Emilly Coelho - Ascom/SRGSSP