Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Governo do Estado avança com obras de Macrodrenagem do Canal da Mundurucus, em Belém

O investimento no projeto é superior a R$ 52 milhões e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas em 4 bairros de Belém

Por Gustavo Pêna (SEOP)
27/03/2024 21h13

As obras da segunda etapa da Macrodrenagem do Canal da Mundurucus, no Guamá, em Belém, seguem avançando. Com um investimento superior a R$ 52 milhões, o canal integra a Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que vai beneficiar mais de 300 mil pessoas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.

“Essa obra de recuperação e construção do canal da Mundurucus, junto com os outros 12 canais da Bacia do Tucunduba, vai auxiliar na drenagem de diversos bairros de Belém. Vamos dar mais mobilidade e qualidade de vida para essas pessoas que tanto são afetadas com lama e água quando chove, perdem os seus bens por conta disso. O governo do Estado está dando continuidade ao programa de assistência à Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba para melhorar a vida da população de Belém”, pontuou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Obras - No trecho de aproximadamente 400 metros, estão sendo executados os serviços de rede de esgoto, rede de distribuição de água, drenagem pluvial, preparação para a pavimentação asfáltica, quadra poliesportiva, calçadas, rampas e passarelas.

Atualmente, já se encontram executados 620 metros de canal retangular com placas de concreto. Os serviços se concentram nos últimos 60 metros, cujo comprimento pertence ao trecho destinado à Feira da Mundurucus.

Feira - Na esquina das avenidas Teófilo Conduru e Mundurucus, acima do canal, vai ficar a nova Feira da Mundurucus. Para sustentar a estrutura e dar mais segurança aos feirantes, estão sendo cravadas estacas pré-moldadas de concreto com 20 metros de comprimento nas duas margens do canal. O projeto da feira deverá ser uma doação por parte da prefeitura de Belém, porém ele ainda não foi apresentado para os permissionários.

Primeira etapa - Em janeiro de 2024, o governo do Estado entregou para a população um trecho de 300 metros de canal retangular em concreto, além de uma praça, 600 metros de rede de esgotamento sanitário, 600 metros de rede de distribuição de água, 240 metros de rede de drenagem pluvial, 600 metros de pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade e duas passarelas. Ao todo, já foram concluídos 3.095 metros de canal, com obras de infraestrutura e saneamento básico.

Texto: Lucas Rocha/Ascom Sedop