Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E ECONOMIA

Tucuruí recebe Workshop do Cadastur 3.0

Evento procura sensibilizar empreendedores do turismo sobre as vantagens do cadastro nacional, e orienta a gestão municipal sobre plataforma

Por Israel Pegado (SETUR)
28/03/2024 12h00

Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está em Tucuruí, o quarto município paraense a receber o Workshop Cadastur 3.0 este ano, nesta quinta-feira (28), das 18h às 20h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (ACIT). O encontro sensibiliza empreendedores do turismo quanto as vantagens e obrigatoriedades do cadastro nacional, além de orientar a gestão municipal sobre o sistema da plataforma.

De acordo com a Setur, o treinamento do Cadastur na versão 3.0 é fundamental para representantes do poder público municipal e empreendedores do setor turístico, a exemplo de proprietários e funcionários de restaurantes e pousadas da região.

“O Cadastur tem como principais benefícios a melhoria da qualidade dos serviços turísticos oferecidos, a promoção da formalização dos prestadores de serviços e a geração de informações para o planejamento e desenvolvimento do turismo. Além disso, o cadastro é uma forma de garantir aos turistas que estão contratando serviços de empresas e profissionais regulares, o que contribui para a segurança e a confiabilidade das viagens", diz o secretário adjunto de Estado de Turismo, Lucas Vieira.

Criado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo -MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. Ele permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados. 

Durante o workshop são discutidas estratégias para impulsionar o turismo em Tucuruí, levando em consideração aspectos como infraestrutura, promoção turística e capacitação dos profissionais da área. Além disso, são realizadas visitas técnicas a pontos turísticos da cidade, com o intuito de identificar possíveis melhorias e oportunidades de crescimento.

“Nós fazemos uma sensibilização sobre a importância do cadastro no Cadastur que representa segurança para os estabelecimentos e para os turistas. Nosso objetivo é incentivar a adesão ao Cadastur em todos os municípios paraenses, pois sabemos que a gestão eficiente do cadastro contribui para o desenvolvimento sustentável do turismo, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e promovendo a preservação dos recursos naturais e culturais”, comenta  Margarete Carvalho, Gerente de Qualificação de Serviços Turísticos da Setur. 

Este ano, já receberam as visitas técnicas a empreendedores e também o workshop do Cadastur os municípios de Santana do Araguaia, Santarém e Abaetetuba, sendo que este último de 18 a 22 de março, além do trabalho de qualificação, também capacitou os empresários locais com representantes do Banpará em palestra sobre linhas de crédito e financiamento do Fungetur.

Para se cadastrar no Cadastur, é necessário preencher um formulário online com informações sobre a empresa ou o profissional e pagar uma taxa, que varia de acordo com a categoria. Após o cadastro, é emitido um certificado válido por um ano, que deve ser renovado anualmente. O não cadastramento ou a irregularidade no Cadastur podem acarretar multas e outras penalidades.