Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Governo do Estado conclui ações de saúde e de cidadania em Soure, na Ilha do Marajó

Os dez dias de ação, concluídos nesta quinta-feira, 28, totalizaram 13.493 procedimentos

Por Mozart Lira (SESPA)
28/03/2024 17h24

Entre os dias 18 e 28 de março, o Governo do Estado ofereceu em Soure, na Ilha do Marajó, serviços que envolveram consultas, testagens e encaminhamentos médicos, atividades educativas, palestras e orientações sobre saúde bucal. Em média, foram realizados, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 1.500 procedimentos a cada dia de atendimento.

A ação em parceria com o Ministério Público do Pará e com a Marinha do Brasil ainda garantiu à comunidade serviços adicionais, como: emissão de RG e segunda via de certidão de nascimento e óbito. 

A secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, comenta sobre o sucesso da escalada de atendimentos no município. "Foram dez dias de muito trabalho e dedicação à população, que recebeu a assistência do Governo do Pará, seja nas consultas, nas entregas de cadeiras de rodas e de banho e nos encaminhamentos necessários para consultas com especialistas em casos mais complexos", explicou. 

Ivete Vaz acrescenta ainda que a parceria com outros órgãos tem sido fundamental para garantir que nenhum cidadão seja deixado para trás quando se trata de cuidados de saúde. Por sua vez, Marilda Braga, coordenadora do programa "Saúde por todo o Pará", ressalta como essa iniciativa reflete o compromisso do Estado em levar todos esses serviços e atividades para a Ilha do Marajó, sendo Soure o município então destacado.

Os dez dias de ação, concluídos nesta quinta-feira, 28, totalizaram 13.493 procedimentos, que é todo e qualquer atendimento feito ao usuário que compareceu nas atividades. 

O balanço indica que, desses procedimentos, foram realizadas 1.229 consultas médicas; 780 atendimentos de enfermagem; 868 testagens rápidas para detecção de HIV, Sífilis e hepatites B e C; 352 aferições de pressão arterial; 24 aferições de glicemia; 639 aferições de saturação; 80 aplicações de vacinas; 427 verificações de temperatura; 729 palestras de orientação para saúde bucal; 319 kits odontológicos distribuídos; 759 palestras de orientação para os direitos da pessoa com deficiência; 210 emissões de passes livres e 30 encaminhamentos para atendimento no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém.  

Além disso, a ação entregou 58 cadeiras de rodas e 58 cadeiras de banho, como também 21 próteses, 32 mamografias e 04 PCCUs. No segmento de encaminhamentos para atendimentos em especialidades, foram 342 consultas; 388 exames especializados e 6.331 exames laboratoriais.