Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTES E COMPETIÇÕES

Atletas do Bolsa Talento vão compor Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas

Atletas do All Star Rodas irão disputar Torneio Sul-Americano na Argentina

Por Carol Amorim (SEEL)
01/04/2024 09h03

Quatro atletas da equipe de basquete em cadeira de rodas, apoiada pelo governo do Estado, por meio do programa Bolsa Talento da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), se apresentaram no domingo (31) no centro paralímpico em São Paulo, para se juntar à seleção brasileira feminina.

As atletas Vileide Brito, Perla Assunção, Adrienne Oliveira e Débora Costa irão participar da primeira fase de treinamento em preparação para o Sul-Americano que ocorrerá em novembro, na Argentina.

“Eu sou muito grata ao apoio que o Bolsa Talento nos proporciona, pois com ele, nós temos a possibilidade de estar comprando e mantendo nosso material de trabalho, para que a gente esteja sempre apta para treinar, diariamente”, disse a atleta Adrienne Oliveira, uma das convocadas e atendida pelo programa.

“É muito gratificante ver o quanto os programas do Governo do Estado, por meio da Seel, fazem a diferença na vida destes atletas. O Bolsa Talento permite que o atleta se mantenha no esporte, continue no seu perfil de alto rendimento e o resultado é a alegria de ver eles brilharem representando o estado do Pará em diversos campeonatos nacionais e internacionais e ainda serem convocados pela seleção brasileira”, destaca o titular da pasta de Esporte e Lazer do Pará, Cássio Andrade.

“Os atletas chegam à seleção brasileira muitas vezes devido a esse suporte que a bolsa dá, que vira uma preocupação a menos, porque podem melhorar a sua alimentação, pode comprar um energético, pode fazer um plano de saúde”, explicou Wilson Caju, técnico do time do All Star Rodas, onde as atletas competem. “E também aumenta a autoestima perante a família, porque existe aquele tabu que a prática do esporte muitas vezes não leva o atleta a lugar nenhum, e essa bolsa faz com que a família entenda que tem um ganho”, explica o técnico. 

“Espero que continue por muito tempo, que o Governo do Estado sempre acredite no atleta paralímpico, o secretário Cássio Andrade sempre procure melhorar cada vez mais o projeto Bolsa Talento, porque o Pará é um celeiro de atletas paralímpicos, e o basquete em cadeira de rodas já colocou o Pará em alta avaliação”, completou o técnico.

As atletas retornam no dia 10 de Abril, para competir na Super Copa feminina de basquete, na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, no Rio de Janeiro, e depois retornam para outra fase de treinamento para o torneio Sul-Americano.