Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Construído pelo Estado, obra do novo Pronto Socorro de Belém está em fase de conclusão 

Unidade terá 150 leitos, e funcionará em regime 'portas abertas'

Por Ascom (Ascom)
15/04/2024 09h55

O novo Hospital Pronto Socorro da Augusto Montenegro, em Belém, construído pelo governo do Estado, deve descentralizar os atendimentos de saúde na capital. Para a aposentada, Fátima Silva, 65 anos, moradora das proximidades da unidade, este é o maior benefício do novo hospital.

Moradora Fátima Silva destaca importância da unidade para descentralização dos serviços de saúde na Grande Belém“Quando nós estávamos com alguma dificuldade de saúde, tínhamos que nos deslocar para muito longe e agora isso vai mudar. Já conseguimos ver a grande estrutura que está sendo construída para nos atender, o que nos deixa com ótimas expectativas sobre a qualidade dos serviços que serão oferecidos. Só temos a agradecer por esse olhar do governo e investimentos na nossa saúde”, celebra Fátima. 

Com 98% da obra concluída, o novo Pronto Socorro de Belém, que contará com 150 leitos, sendo 110 leitos do Pronto Socorro e 40 da Psiquiatria, vai funcionar em regime 'portas abertas'. A unidade já está com serviços de acabamento em execução, como: climatização, instalações elétricas, enceramento do piso vinílico, pintura final, instalação dos gases medicinais, limpeza e instalação dos equipamentos. Mais de R$ 200 milhões já foram investidos na obra. 

De acordo com o secretário da Seop, Ruy Cabral, a primeira etapa da obra está em ordem. “Estamos seguindo o cronograma pré-estabelecido e com isso a primeira etapa da obra deve ser entregue já em meados de maio, já com funcionalidade".

"Estamos naquela fase do acabamento, do polimento, cuidando das instalações, da infraestrutura dos equipamentos que estão chegando, nos próximos dias estaremos fazendo os testes de iluminação, de elétrica, climatização. Estamos com efetivo de mais de 300 pessoas atuando na obra e vamos colocar mais 60 pessoas para fazer um ‘pente fino’, ver a questão da finalização em si”, destaca Ruy Cabral.

Mão de obra

Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras já geraram cerca de mil empregos diretos. O auxiliar de engenharia, Leandro Machado, 21 anos, é um dos colaboradores. 

Estagiário de engenharia, Leandro Machado: disse que a obra tem uma estrutura qualificada“Estou aqui desde 2021, quando comecei como estagiário e é uma experiência importante para o meu crescimento, porque foi a primeira oportunidade de estágio e aprendi muito. Consegui a promoção para auxiliar de engenharia e fiquei feliz porque estou me dedicando e a obra trará benefícios reais para população, principalmente, por ser uma estrutura de qualidade e que vai desafogar os outros prontos socorros”, disse Leandro Machado. 

ESTRUTURA - Com 28 mil metros quadrados de área construída, o hospital ofertará leitos de urgência e emergência, leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de salas de cirurgia e atendimentos de média e alta complexidade. A unidade atenderá moradores da Região Metropolitana e, sobretudo, região do entorno, a exemplo dos bairros do Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos. 

“Sem dúvidas, vai ser uma melhoria para todos nós, tanto para a minha família que mora bem pertinho do novo Pronto Socorro, como para outras famílias que moram nos bairros do entorno e não vão mais precisar se deslocar até o centro da cidade para ter atendimento de saúde. O prédio está ficando muito bonito, vai ficar uma maravilha”, relata o vendedor Kelissom Júnior, 20 anos, que mora nas proximidades da unidade. 

SAÚDE MENTAL - Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, o novo Pronto Socorro vai contar também com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, que tem como finalidade diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam com sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.