Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Sectet certifica 46 alunos em mais uma etapa do curso técnico de mecânica de aeronaves

O curso será finalizado no final do ano, com a conclusão do quarto módulo que garantirá o diploma de técnico em mecânico de manutenção aeronáutica

Por Lilian Guedes (SECTET)
15/04/2024 10h45

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) certificou, recentemente, mais 46 alunos do curso técnico de mecânica de aeronaves. Esta é a terceira etapa de um total de quatros fases até a conclusão do curso. 

Ao final, será a primeira turma de técnico em mecânica de aeronaves do estado do Pará. O curso conta com 2.000 mil horas/aula, dividida em quatro módulos, sendo homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em parceria com a Sectet, através do Programa Estadual de Educação Profissional e Tecnológico, intitulado Pará Profissional e executado na Escola Paraense de Aviação Civil (Epac).

Diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Washington Corrêa participou da cerimônia e ressaltou que certificação é uma etapa importante, pois garante a qualidade do profissional que chegará ao mercado. 

“A Sectet oportuniza oferta de cursos inéditos para jovens e adultos, com ênfase em tecnologia e inovação, para que se garanta uma carreira promissora para este aluno” disse o diretor. 

Estruturado em quatro módulos, sendo o primeiro com duração de seis meses e fundamentos necessários para o atendimento dos demais módulos, o segundo introduzido às três especializações oferecidas: Grupo Moto Propulsor (GMP) - aonde se formam especialização em motores e hélice e o terceiro prepara os alunos para se tornarem mecânicos especializados em estruturas de aeronaves, trem de pouso e diversas especialidades em equipamentos de teste, incluindo física em estruturas e asas.

O quarto módulo, que representa a conclusão do curso, será voltado para a especialização em aviônico, certificará os mecânicos em equipamentos elétricos e eletrônicos, como radar meteorológico, equipamentos de navegação aérea e computadores de bordo, além de oferecer treinamento em equipamentos de bancada para teste, como instrumentos de voo.

Aluna - Nataly Corrêa

Um universo totalmente novo para Nataly Corrêa, ela viu as inscrições para o curso e apostou na experiência. “Está sendo muito satisfatório. Eu vi as inscrições que o governo ofereceu por meio da Sectet e resolvi participar. Eu fazia faculdade, mas vi esta oportunidade e larguei tudo para aprender sobre o assunto. Espero ao final, conseguir ingressar nesta carreira”, disse a estudante.

O diploma de técnico em nível médio será entregue no final do ano. O vice-coordenador da Epac, Paulo Sérgio, ressalta que o curso oferece os ensinamentos necessários para uma qualificação de excelência. 

“Somos o único curso técnico qualificado na área de avião e esse aluno, com certeza, sairá do curso com todo o conhecimento que precisa pra exercer sua profissão. Após o término do curso, o currículo do aluno ficará disponível no banco de talentos da GOL, que é parceira nossa de curso”, disse Paulo Sérgio.

O aluno Jackson Nascimento, concluinte do terceiro módulo, falou da importância de ter um curso técnico no seu currículo profissional.  

"Sabemos que esse setor de mecânica está carente de profissionais qualificados. O curso vem alavancar nosso currículo e abrir um caminho pra outras oportunidades profissionais", garante o aluno.

Texto: Carla Couto - Ascom/Sectet