Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Iesp promove Curso de Formação Superior de Polícia para militares e civis

Os 77 alunos terão acesso a aperfeiçoamento técnico, e após a conclusão em dezembro deste ano serão especialistas em Gestão Estratégica em Defesa Social

Por Walena Lopes (SEGUP)
15/04/2024 15h13

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) iniciou, na manhã desta segunda-feira (15), o Curso Superior de Polícia, voltado para a formação de agentes de segurança pública com cargos de oficiais superiores e funções de comando na corporação. Setenta e sete agentes terão suas competências e habilidades aprimoradas, com teorias e ferramentas da gestão estratégica no âmbito da segurança pública. Após a conclusão, todos terão titulação de especialistas em Gestão Estratégica em Defesa Social.

A solenidade de abertura contou, também, com uma aula magna ministrada pelo secretário de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciano de Oliveira, que destacou a importância da formação voltada aos cargos mais altos das instituições policiais.Autoridades presentes à solenidade de abertura do Curso. na sede do Iesp

“Esse curso é de suma importância, pois ele prepara os gestores que estão se posicionando para os últimos postos de suas respectivas carreiras. No âmbito da Polícia Civil são os delegados que irão para a classe D, e na Polícia Militar aqueles que vão ficar posicionados para ser promovidos ao posto de coronel. Esses profissionais são considerados os gestores estratégicos, que irão atuar e ocupar essa posição de gestão, e terão acesso a essa gama de conhecimentos acadêmicos voltados para a tomada de decisões, além da definição de políticas públicas importantes para a segurança pública. O curso é relevante por esse aspecto, por trabalhar o preparo desses quadros profissionais que devem fazer a condução das instituições nos enfrentamentos dos maiores desafios da segurança pública do Estado Pará”, ressaltou o gestor.

Dos 77 componentes da turma de formação no Curso Superior de Polícia, 42 são policiais militares e 35 delegados de Polícia Civil. O curso conta com 14 disciplinas e 470 horas de aulas, com finalização das atividades em dezembro de 2024.

Eficiência - Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, essa formação proporciona a troca de conhecimento e o aperfeiçoamento dos profissionais para atuação em ações estratégicas, somando esforços nas ações de segurança. “Hoje iniciamos mais uma etapa de formação desses profissionais visando uma gestão mais eficiente, para que possamos ter policiais muito bem preparados e equipados para cumprir sua missão institucional. Esses conhecimentos são importantíssimos para o avanço profissional desses policiais, com a oportunidade de trocar experiência e absorver boas práticas de conduta e técnica de gestão” ressaltou o coronel Dilson Júnior.

O tenente-coronel Celton de Jesus, atual coordenador de Prevenção Social da Segup, falou sobre a oportunidade de participar da formação como aluno, e compartilhar ideias com os demais profissionais de segurança para a construção de novas ideias, visando à melhoria da segurança pública para os servidores e a sociedade civil.

“Essa é uma nova fase na vida de todos os discentes que aqui estão para receber a formação do Curso Superior de Polícia. É interessante que, nesse curso, nós temos duas forças, a Polícia Militar e a Polícia Civil. E uma complementa a outra no dia a dia, nas atividades policiais, sendo que a Polícia Militar inicia a ocorrência e a Polícia Civil finaliza. Desta forma, quando estamos dispostos a sentar juntos numa mesma sala de aula, onde o Estado está proporcionando conhecimentos diversos, construtores e professores de alto gabarito, ele está qualificando esses alunos e também está expandindo seus conhecimentos. É uma honra trabalhar com muitos aqui que vão ser alunos conosco, para criar e formar ideias para a melhoria do nosso serviço à sociedade”, disse Celton de Jesus.Aula magna ministrada pelo secretário de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira

Formação completa - O Curso será realizado na modalidade semipresencial, com a utilização de plataforma EaD (educação a distância), no modo on-line, com atividades intensas para a formação completa dos profissionais, explicou o diretor do Iesp, coronel Walder Carvalho.

“A formação se destina a oficiais superiores da Polícia Militar e a delegados da classe C da Polícia Civil. Portanto, a agentes de segurança pública, sendo que a maioria deles já exerce função em nível de gestão. As aulas iniciadas no dia de hoje se estendem até dezembro, uma vez no mês, durante uma semana, com intensa atividade acadêmica no período matutino e vespertino. Paralelamente a toda a carga horária das disciplinas, tanto presencial quanto EaD, é de incumbência e responsabilidade de todos os alunos a elaboração de um artigo científico, um TCC (trabalho de conclusão de curso), com foco em gestão, respeitando o viés das suas instituições. O curso visa ainda buscar soluções para problemas institucionais que trazem alguma dificuldade para os órgãos. Esse será um momento oportuno para que possamos solucionar problemas através de um artigo científico, com o uso da ciência e do conhecimento avançado que esses profissionais irão adquirir e somar com suas próprias experiências”, destacou o diretor do Instituto.