Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Doação de sangue no fim de semana vai beneficiar mais de 3 mil pacientes no Pará

A ação de captação de sangue da Fundação Hemopa atingiu 861 bolsas, em várias unidades da Hemorrede

Por Governo do Pará (SECOM)
15/04/2024 16h41

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou mais um final de semana (13 e 14) de campanhas de captação nas unidades de coleta, em vários municípios. As campanhas externas resultaram na coleta de 861 bolsas, que vão beneficiar cerca de 3.444 pacientes, em toda a rede de saúde estadual.

Em Belém, o Hemocentro coordenador, localizado no bairro de Batista Campos, juntamente com as unidades de coleta situadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, registraram cerca de 469 doações, entre os 614 comparecimentos registrados. O destaque do sábado (13) na sede da Fundação foi a visita de integrantes da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, cujos efetivos e aspirantes demonstraram o compromisso com o abastecimento dos bancos de sangue do Estado.

Oscar Filho foi um dos coordenadores da Guarda presentes à campanha, realizada com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue. “A ideia nossa hoje é tentar ajudar de alguma forma. Queremos dar esse exemplo, para que a comunidade possa doar”, disse Oscar.

Outras regiões - Já os hemocentros regionais de Santarém (na região Oeste) e Castanhal (na Região Metropolitana de Belém) fecharam o balanço do final de semana com 83 coletas de sangue e 93 comparecimentos, enquanto as unidades de Altamira (Oeste) e Tucuruí (Sudeste) concluíram mais uma campanha regional com 84 bolsas e 101 participantes.

Durante a ação na unidade de Altamira, a aluna Ana Larissa, representante da Academia Interfit, ressaltou que, “para mim, é muito importante justamente para salvar a vida de alguma pessoa que está precisando; é essencial. Ano passado eu vim doar, este ano também. E todo ano quero doar mais vezes ainda”.

Em Capanema, nordeste paraense, o núcleo de coleta registrou 73 doações e 82 comparecimentos. Durante a campanha interna no sábado, as equipes da unidade receberam caravanas voluntárias, dentre as quais um grupo de doadores dos municípios de Salinópolis e Tracuateua, na mesma região, além da parceria do Hospital de Capanema.

Já a equipe no Hemocentro de Marabá, no Sudeste, finalizou a campanha com 152 coletas, 182 voluntários e 10 cadastros do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa