Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Cosanpa avança com serviços de manutenção em Oriximiná

Companhia de Saneamento do Pará garante uma força-tarefa e já concluiu nova etapa para ampliar e assegurar padrão de qualidade no abastecimento

Por Flávia Araújo (COSANPA)
16/04/2024 09h09

Esta semana equipes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluíram mais uma etapa dos serviços realizados no município de Oriximiná, no Baixo Amazonas. A obra amplia o abastecimento do sistema de distribuição de água de qualidade para toda a cidade. Nesta etapa foi montada uma força-tarefa para aumentar a vazão de água, melhorando significativamente o fornecimento para os moradores, com a eliminação de vazamentos.

A diretora Operacional da Cosanpa, Cleide Ferreira, foi quem esteve à frente coordenando os serviços desde o início, quando toda a tubulação da captação foi trocada. “Dessa vez, nós voltamos em Oriximiná para dar continuidade nos trabalhos, eliminamos todos os vazamentos e com isso nós tivemos uma vazão maior de água ampliando o abastecimento da cidade” explicou.

Um registro da saída do sistema foi trocado, e um manômetro foi instalado para fazer a medição de pressão para a tubulação. Cleide Ferreira explicou, ainda, que um estudo foi feito, para verificar o ponto mais alto e mais favorável da cidade para realizar ajustes.

"Nós estamos levando todo esse estudo para fazer um levantamento mais íntegro e posteriormente faremos os ajustes afinados de toda a operação", destacou a diretora.

Quem mora em Oriximiná, já sentiu a mudança positiva no abastecimento. A dona de Casa Sinara dos Santos, conta que já sofreu com falta de água no município, mas agora o abastecimento está ótimo..

 “Até pouco tempo atrás, a gente estava sofrendo muito com a falta de água. Agora não, graças a Deus, a gente está tendo água todos os dias", pontuou Sinara.

Na primeira etapa quando iniciaram os serviços preventivos, em outubro do ano passado, também foi feita  toda a substituição da tubulação, com 240 metros de tubos de PAD de 280 milímetros, emendados com soldas feitas com máquina de termofusão.

Em 2024, os serviços continuaram, em março, tambores foram colocados para servir como flutuantes e braçadeiras foram feitas e anexadas na tubulação, além da troca de cabos elétricos.

 Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa