Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E DIVERSÃO

Seel apoia paraenses na Seleção Brasileira de Basquete Master em competição no México

Atletas têm disputas até o próximo domingo (21) em Yucatán, em Mérida

Por Carol Amorim (SEEL)
16/04/2024 12h19

Com o apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), cinco atletas paraenses viajaram para representar o país no XII Campeonato Pan-Americano de Basquete Master, que ocorre entre, desde o 12 e até o próximo domingo, 21, em Yucatán, no México, na cidade de Mérida.

A atleta Andressa Fortunato, 33 anos, faz sua estreia internacional com a competição, e tem o auxílio do Estado. “A sensação é indescritível, é uma honra pro atleta, as expectativas são altas, nós treinamos bastante para poder dar o nosso melhor e trazer uma medalha para o nosso estado. Sem o apoio da Seel, seria muito difícil conseguir realizar esse sonho. Foi crucial para podermos comprar nossas passagens a tempo, e também nos subsidiar em outro país”, descreveu Andressa, convocada para a seleção master “30+”.

Outro atleta também convocado foi Paulo Seráfico, que se juntará à seleção “65+”. “Participo da seleção master de basquete desde 2012, mas sempre é uma sensação gostosa de participar, normalmente, todos os custos da viagem seriam dos atletas, e sem o apoio seria impossível a nossa participação. O patrocínio da Seel é fundamental”, pontua o atleta.

A atleta Camille Oliveira vive a expectativa de participar de uma competição tão importante. “Estamos com um time bem confiante, organizado e bem unido. Estamos bem preparadas e encaixada para o nosso jogo”, disse a atleta. 

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressalta a importância do apoio do governo estadual para que atletas paraenses tenham a oportunidade de competir representando o Pará e o Brasil. “Esse apoio é de suma importância para que os nossos atletas consigam chegar nessas competições, pois sabemos que os custos da viagem são muitos altos e o governo entra como um patrocinador oficial dos nossos atletas, para que eles brilhem e tenham a oportunidade de trazer mais vitórias para o estado do Pará”, disse o titular da pasta.

Convocação 
O Basquete Master é representado por associações nos estados e para ser convocado é preciso estar habilitado ou apto. Para isso é necessário seguir alguns critérios como a questão da idade.

Os atletas convocados também participaram do Campeonato Norte e Nordeste e o Campeonato Brasileiro que aconteceu em novembro de 2023 em São Luís – MA, a partir desse campeonato é montado um time. Os jogadores são convocados e representam a Seleção Brasileira.

O Brasil chega à competição em 25 categorias, a partir de 30 anos de idade até 80 anos e acima, adicionando a um total de 70 times que irão competir. O Brasil atualmente ocupa a segunda posição no ranking mundial do basquete master, apenas atrás dos Estados Unidos.