Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISA

Fapespa discute com a Universidade de Birmingham possíveis novas parcerias

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
16/04/2024 16h39

Representantes do Instituto Brasileiro da Universidade de Birmingham (UBBI) estiveram reunidos com representantes da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), na tarde desta terça-feira, 16, para estreitar relações e discutir possíveis novas parcerias entre os países, com foco interdisciplinar, especialmente no contexto das ciências sociais e ambientais, pautas importantes para enfrentar os desafios na Amazônia. 

O Instituto procurou a Fapespa para discutir uma série de atividades que podem ser realizadas em parceria, especialmente ações voltadas para fortalecer a colaboração Birmingham-Brasil no período que antecede a COP 30. A instituição possui um forte foco ambiental temático e pretende coordenar pesquisas na Amazônia.

Para o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, essa parceria é promissora: “A busca pela Fapespa para essa parceria com a Universidade de Birmingham, através do Instituto Brasil é um reflexo do excelente trabalho do nosso governador Helder Barbalho em defender uma economia diferente para a região, uma economia baseada na bioeconomia. E no Planbio, a Fapespa é responsável pelo fomento de várias ações de pesquisa, que é um dos tripés para o desenvolvimento deste plano de bioeconomia. A pesquisa é indispensável para se chegar nesse novo modelo. E a Universidade de Birmingham é uma universidade tradicional do Reino Unido, e com a criação desse Instituto Brasil, trazer uma universidade tradicional para, junto com as nossas universidades, os nossos pesquisadores, com o nosso protagonismo, certamente trará muitos bons frutos. Vamos trabalhar para isso”. 

Estiveram presentes ao encontro o professor Robin Mason ORB, pró-Vice-Chanceler (Internacional);  professor Jonathan Radcliffe, professor de Sistemas de Energia Birmingham Energy Institute; Dra. Adriane Esquivel Muelbert, professora de Ecologia Florestal Global Instituto de Pesquisa Florestal de Birmingham (BIFoR); a Dra. Erica Arthur, Chefe de Parcerias Globais Birmingham Global; o presidente da Fapespa, Marcel Botelho e o diretor científico da Fapespa, Deyvison Medrado. 

Internacionalização- O encontro resultou em propostas para possíveis parcerias, entre elas a realização de um seminário em setembro com o objetivo de aproximar os pesquisadores e traçar novos projetos para serem realizados em campo, na Amazônia.

“Nossa proposta é desenvolver projetos em parceria com a Fapespa. Para isso, neste nosso primeiro encontro nosso objetivo foi saber mais sobre as prioridades internacionais do governo estadual e explorar como podemos trabalhar juntos por meio do Instituto para apoiar a colaboração em pesquisa científica Reino Unido-Brasil“, destacou o professor Robin Mason ORB, pró-vice-chanceler Internacional.

“Já temos colaborações com o Brasil, mas a gente quer estreitar as colaborações com a região da Amazônia, que é onde tem enorme potencial para pesquisas, por ser um local que possui uma importância que é mundial, sobretudo em questões relacionadas ao equilíbrio do clima, na biodiversidade e na área cultural. Saímos desta reunião com ideias concretas que agora colocaremos em proposta formais. Então, o encontro foi superprodutivo”, avaliou a Dra. Adriane Esquivel Muelbert, professora de Ecologia Florestal Global do Instituto de Pesquisa Florestal de Birmingham.