Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

CIIR realiza a 'Reunião de Gestão Compartilhada' junto aos pais de reabilitandos

A Reunião promove a escuta e o acolhimento das demandas diárias dos reabilitandos

Por Pallmer Barros (CIIR)
16/04/2024 17h52

Nesta terça-feira, 16, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), a 4ª edição da "Reunião de Gestão Compartilhada 2024". O encontro é organizado pelo Serviço de Atenção ao Usuário (SAU) e acontece mensalmente entre os acompanhantes de reabilitandos e a gestão do Centro, tendo como proposta, promover maior autonomia, participação e corresponsabilidade durante o processo de reabilitação do usuário. 

Para a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, a Reunião promove a escuta e o acolhimento das demandas diárias dos reabilitandos. "É um momento em que paramos somente para ouvi-los, acolher suas demandas e nos enxergar enquanto instituição e o que estamos proporcionando a eles", pontuou.

Dessa forma, o CIIR vem construindo uma gestão mais dialógica e participativa, baseada em um trabalho interdisciplinar, comunicativo e centrado na pessoa, o que significa compartilhar ideias e contribuir nas tomadas de decisão. 

A gestora esclarece ainda que a Reunião Compartilhada "é um importante espaço 'aberto' que busca equilibrar o diálogo e a discussão para construir consensos que presidam ações e estratégias construídas de forma dividida, mas que acima de tudo, valoriza a fala dos nossos participantes nesse processo de deliberações, pois ninguém melhor do que o próprio usuário para falar de sua experiência na nossa unidade; o que pode mudar ou ser implantado no serviço de saúde".

Suhellen Câmara, de 38 anos, mãe do reabilitando Miguel Matos, de 8 anos, destaca que quando há comunicação efetiva, o atendimento fica mais claro e objetivo. "A reunião é importante no que pode melhorar ainda mais no CIIR; seja na estrutura física e no atendimento. Todo o cronograma do mês, seja de treinamentos para os acompanhantes ou os horários das terapias, por exemplo, é repassado aos acompanhantes pela direção para que a gente não perca nenhuma atividade. Além disso, é um momento de aproximação com a gestão. Assim, os conhecemos um pouco mais e o atendimento torne-se humanizado".  

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.