Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E MEIO AMBIENTE

CIIR realiza ação itinerante ‘E+ Reciclagem’ e promove conscientização ambiental

Por Pallmer Barros (CIIR)
17/04/2024 17h36

Em meio aos serviços de saúde pública ofertados na última terça-feira (16) e nesta quarta (17), o Centro Integrado de inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu as boas práticas de preservação ao meio ambiente ao realizar a ação itinerante do projeto “E+ Reciclagem”, que se estendeu ao Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, iniciativa conduzida pela Comissão de Sustentabilidade que faz parte da sua cultura organizacional. 

Em parceria com a concessionária de energia elétrica Equatorial Pará, o CIIR estimula os profissionais, usuários e acompanhantes a trazerem resíduos ao Centro que recebe e realiza a pesagem do material. Quem mais contribuir, recebe o selo 'Atitude Sustentável' e, ainda, participa do sorteio anual podendo ser contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.

De acordo com Luciana Rocha, presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, o projeto permite a coleta permanente dos resíduos recicláveis, no local.

“Essa é uma ação para fortalecer a educação ambiental a todos no CIIR. Em maio, nós teremos o ‘Dia Mundial da Reciclagem’. Então, iniciamos as ações alusivas à data, iniciativa importante ao planeta. E no decorrer do ano, teremos mais ações para enfatizar a importância da reciclagem à preservação do meio ambiente”, revelou a gestora ao destacar a importância de a sociedade fazer sua parte quanto à destinação correta dos resíduos e da coleta seletiva.

Ação itinerante – A presidente da Comissão pontua ainda que esta ação coletou diversos tipos de resíduos, tais como papel, papelão, plástico, alumínio, ferro e, também, potes de vidro para a Santa Casa do Pará, por intermédio de uma parceria entre as instituições para o armazenamento do Banco de Leite Materno (BLM).

“Além disso, estamos fazendo a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, cadastrando os clientes no sistema da Equatorial e pesando os resíduos recebidos para lançarmos o desconto na conta de energia deles”, disse Juliana Protázio, representante da Equatorial Energia na ação itinerante no CIIR, que esteve acompanhada do operador do projeto pela Cooperativa “Rifas”, Maycon Fernandes.

Rudiney Cordovil, de 50 anos, chegou ao CIIR acompanhado do filho, Erick Renato Cordovil, de 14 anos, para fazer o descarte regular de resíduos e, assim, incentivar o jovem à prática sustentável. Ele destacou a importância de conscientização à reciclagem e parabenizou a parceria entre o CIIR e a Equatorial Energia.

“Achei importante essa ação em prol do meio ambiente. Então, juntamos jornais e papelão, trouxemos ao CIIR por acreditarmos que se todo mundo tiver essa conscientização, o planeta será melhor. Trouxe o meu filho justamente para que ele também se conscientize, aprenda desde cedo tanto em relação ao meio ambiente, quanto à vida social em si”, planeja o genitor.

No Cetea, Sérgio Paris, de 57 anos, em meio ao atendimento foi um dos participantes e entregou 2kg de garrafas pets, garantiu desconto na conta de energia elétrica e compartilha a mesma ideia de conscientização ambiental.

“É a primeira vez que participo diretamente de ações como essa de reciclagem e penso que a população precisa se conscientizar mais e fazer a sua parte. A partir de hoje, pretendo manter a prática de selecionar os resíduos sólidos da minha casa. O desconto na conta de energia é um grande incentivo a práticas sustentáveis à população e, simultaneamente, ajuda o meio ambiente”, considerou.

Após a coleta, o material é enviado para a cooperativa “Rifas”, localizada em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), e tem como destino os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ações Sustentáveis – O Centro de Reabilitação promove ao longo do ano diversas ações que abordam a preservação do meio ambiente, entre elas, a "Oficina de Produção de Sabão Ecológico". A atividade ambiental ensina que, após o uso do óleo de cozinha na produção alimentar, em casa, pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como por exemplo, lavar louças. A instituição promove ainda, a Feira Sustentável com o intuito de valorizar e oportunizar comércio oriundo de reaproveitamento empreendedor. 

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O CIIR/Cetea é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos, em Belém.

Texto: Tarcísio Barbosa sob supervisão de Pallmer Barros - Ascom/CIIR