Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanha de doação do Comando Militar do Norte beneficia cerca de 200 pacientes

Ação aconteceu com o apoio da equipe multiprofissional e da unidade móvel de coleta da Fundação Hemopa nas instalações militares

Por Helen Alves (HEMOPA)
24/04/2024 10h34

Nos dias 22 e 23, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) em parceria com o Comando Militar do Norte (CMN) realizou mais uma campanha de doação com apoio da unidade móvel de coleta do hemocentro. A atividade contou com a doação dos militares voluntários, e, claro, com a equipe multiprofissional da Fundação. A ação contabilizou 60 bolsas que poderão beneficiar 240 pacientes de toda a rede de saúde do Pará.

As campanhas externas de doação de sangue são uma peça fundamental da política de descentralização da doação de sangue do Hemopa. Além disso, é essencial que se mantenham as parcerias com instituições como o CMN que por meio de ações como essa, podem estar colaborando para o abastecimento dos estoques sanguíneos do Estado. 

No dia 23 pela tarde, a campanha também contou com a colaboração do grupo de veteranos do comando que, por meio de sua doação, puderam demonstrar seu compromisso com o serviço de responsabilidade social previsto aos ex-militares. Para além de suas funções previamente designadas pelo comando, o ato de doar sangue representa uma forma de contribuição para a saúde e o bem-estar da sociedade paraense.  

Nascido como uma parte integrante das ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental, o CMN tem como objetivo a cobertura administrativa e operacional da Força Terrestre frente às estratégias de monitoramento da foz do Rio Amazonas e das diversas infraestruturas da região. O Comando é responsável pela vigilância de cerca de 1,73 milhão de quilômetros quadrados e 1.890 quilômetros de fronteira terrestre de países como Guiana, Suriname e Guiana Francesa. 

Diante disso, Thiago Donizac, um dos militares que se voluntariaram para a doação, destaca a importância desse ato “a importância de estar podendo doar sangue é de poder ajudar pessoas que estão precisando dessa doação. O objetivo é poder ajudar as pessoas com essa doação de sangue já que todos os soldados que se voluntariaram para estar doando sangue. Sempre tive essa vontade de doar sangue para ajudar as pessoas, então é um momento de muita gratidão”, comenta o soldado.

Critérios para doar sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto de Beatriz Cunha (estagiária) / Ascom Hemopa