Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVA METODOLOGIA

Seduc realiza Ciclo Formativo em novas escolas de tempo integral para auxiliar na implementação do modelo pedagógico

Por Cristiani Sousa (SEDUC)
25/04/2024 16h19

Para acompanhar como estão os processos de implementação dos conceitos, princípios e práticas do ensino de tempo integral nas escolas que aderiram ao novo modelo recentemente e auxiliar a comunidade escolar no andamento, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realiza o Ciclo de Acompanhamento Formativo nas escolas. Nesta quinta-feira (25), foi a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, receber a equipe.

"O Ciclo de Acompanhamento Formativo vem para nos ajudar a entender como é que está a rotina da escola com relação ao projeto Escola da Escolha. Nós estamos aqui para ver o alinhamento de tudo aquilo que foi passado nas formações, na prática, desde o acolhimento desse aluno até a sua saída. Como é que a escola está trabalhando dentro dessa nova metodologia? E o que está faltando para que nós possamos melhorar? Porque o foco é a aprendizagem do aluno. E tudo isso que está se trabalhando aqui se materializa no pensamento de encontrar formas de que este aluno possa aprender, que a escola pública possa ser uma escola de qualidade, com ensino de qualidade, com aprendizagem de qualidade", disse Luiza Santana, especialista em educação da equipe de implementação do ensino em tempo integral da Seduc.

Desde 2023, os Ciclos de Acompanhamento Formativo vêm sendo aplicados nas escolas que começaram a aderir ao ensino de tempo integral. Este ano, cerca de 20 escolas em todo o estado já receberam a visita dos especialistas. Segundo Lidiane Alessandra Rocha, da equipe de implementação do ensino em tempo integral da Seduc, é possível notar que as metodologias estão sendo aplicadas de forma exitosa nas escolas, em especial, na Escola Cordeiro de Farias, visitada nesta sexta-feira.

"A gente observa na tutoria que as metodologias de êxito, assim como os recursos de aprofundamento que estão de acordo com a nova matriz curricular, estão sendo aplicados na escola, que é o Projeto Permanente por Afinidade (PPA) e também nós temos as eletivas e o aprofundamento curricular. Então a escola está caminhando com a nova proposta da matriz curricular do Estado", avaliou.

A consultora de Gestão do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Cleide Ribeiro, explicou como o Ciclo de Acompanhamento Formativo funciona e qual a importância. "O ICE, juntamente com a Seduc, vêm à escola para continuar a Formação e também formar os professores e a gestão da escola, para que eles possuam pleno entendimento em gestão e também todos os processos pedagógicos. Nós viemos à escola para que a gente possa fazer esse acompanhamento das práticas, dos princípios, dos conceitos pedagógicos, para a gente formar um estudante autônomo, solidário e competente. Por isso a importância do Ciclo que é a formação continuada dos professores, da equipe escolar, para a gente buscar acompanhar e desenvolver uma melhoria contínua nos resultados", disse.

Experiências com a escola de tempo integral - A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Anna Clara Jaques, se encantou com o ensino de tempo integral. A estudante, que faz parte do projeto de mídia e comunicação da escola, conta que a experiência com o ensino de tempo integral está sendo incrível.

"É meu primeiro ano aqui na escola e minha nova experiência estudando em tempo integral e está sendo uma novidade incrível, algo maravilhoso. Não esperava estudar assim e ficar boa parte do dia fora de casa, mas está sendo ótimo. Tenho um tempo melhor para estudar, pra aprender mais, a educação está sendo ótima. Em comparação com antes, quando eu era do ensino regular, senti uma grande melhora", relatou.

"Essa escola é uma escola ingressante no ensino em tempo integral e os professores já passaram por diversas formações e continuam, porque são formações contínuas. Por outro lado, a escola já apresentava vários projetos desenvolvidos e com a vinda do tempo integral. Algumas práticas já existiam e outras foram implementadas, porque o tempo integral, esse método, o método da escola da escolha, possibilita que o aluno seja o protagonista, o cerne da educação, ele é o cerne da escola, ele é o princípio de tudo, então esse meu aluno protagonista, tem a oportunidade de perpassar por uma dinâmica muito grande educativa e os nossos professores vêm sendo preparados há algum tempo para desenvolver essas metodologias de êxito proporciona", disse Trícia Amoras, diretora da escola.

"E, mesmo estando há pouco tempo na direção aqui na escola, é possível ver e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, porque aqui o aluno é o protagonista, ele faz parte do Clube Juvenil que ele escolheu, tem as responsabilidades diárias  como estudante, porém como protagonista da sua história, por meio do seu Projeto de Vida que é fomentado, que é acompanhado por nossos docentes, por nossa equipe pedagógica, pela direção, porque a escola da escolha funciona exatamente assim, todos somos responsáveis, todos somos educadores do porteiro à direção escolar, então nós temos sim uma prática viva nessa escola, a gente consegue enxergar vida aqui dentro", completou a gestora.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc