Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Estado certifica concluintes da formação profissional do 'Geração Empreende+'

Iniciativa do governo estadual oportuniza conhecimentos e habilidades técnicas para criação de empreendimentos e acesso ao mercado

Por Matheus Rocha (SEAC)
27/04/2024 19h26

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), realizou, neste sábado (27), mais uma cerimônia de certificação de alunos concluintes do curso de formação profissional oferecido pelo programa “Geração Empreende +”. A programação foi realizada no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém. 

O programa “Geração Empreende +” tem como objetivo capacitar os participantes com os conhecimentos e habilidades necessários para abrirem e gerirem com êxito seus próprios empreendimentos. No curso, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar diversas experiências profissionais, em aulas que abrangeram desde a elaboração de produtos, gestão de negócios até a utilização eficaz das redes sociais.

Durante a formatura, o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, destacou que o “Geração Empreende +” é um programa que começou dentro das Usinas da Paz e agora está sendo ampliado. “É uma forma de dar novas oportunidades e conhecimento para aqueles que desejam abrir seus próprios negócios. Este é um programa importante que trabalha toda a cadeia produtiva para que a população possa ter seu próprio negócio, gerar emprego, renda e fazer com que a qualidade de vida da sua casa e do seu entorno possa melhorar”, destacou o secretário. 

Gabriel William exibe orgulhoso o certificado de conclusão do 'Geração Empreende+'Oportunidades - Ao todo, mais de 100 alunos foram certificados durante o evento deste sábado. As duas turmas participantes reuniram moradores do bairro do Telégrafo e também do distrito de Icoaraci. A artesã e pedagoga Adriana Alexandrino foi uma das formandas e reforçou a importância  do curso. 

Concluinte Adriana Alexandrino disse que o curso vai ajudá-la a crescer profissionalmente“Este curso foi de suma importância para buscar mais conhecimento na área do empreendedorismo. Eu possuo um pequeno negócio para venda de acessórios infantis e foi muito bom pra eu ter uma visão mais ampla e saber como seguir daqui pra frente, gerando mais renda, visibilidade e clientes”, afirmou a concluinte Adriana Alexandrino. 

Quem também participou da formatura foi a estudante Meriane Tainá. Durante a pandemia, ela encontrou na venda de bolos e doces uma oportunidade de trabalho e hoje esta á a sua principal fonte de renda. Com o curso, ela pretende alavancar ainda mais seu negócio. “Agora pretendo ampliar meu negócio para, futuramente, poder retornar para a faculdade. Graças ao empreendedorismo, tem me ajudado.” afirmou. 

Microcrédito - A partir da certificação, os candidatos terão a oportunidade de receber microcrédito, por meio do Programa CredCidadão, do governo do Estado, para garantir o aporte financeiro necessário para iniciarem os próprios negócios.