Seduc lança aulas de reforço transmitidas pela TV e internet visando ao Enem
A iniciativa amplia o apoio aos estudantes com aulas transmitidas pela TV Educativa e pelo canal do Cemep, no YouTube
Com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes paraenses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou, nesta terça-feira (4), as transmissões das aulas de reforço do Cursinho ao vivo. O projeto, inédito no Estado, garante acesso gratuito a conteúdos de qualidade para os estudantes de todas as regiões do Pará, com foco nas disciplinas cobradas no exame.
As aulas são transmitidas ao vivo pela TV Educativa, canal 7.2 e pelo canal do YouTube do Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep), de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, de 8h às 11h05, e da tarde, de 14h às 17h05. A programação segue até o dia 5 de dezembro.
O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, destacou o compromisso da Seduc com a inovação no ensino e o fortalecimento da rede pública.
“Essa iniciativa é mais uma demonstração de que o governo do Pará está comprometido em garantir oportunidades iguais a todos os estudantes. As aulas mediadas representam um avanço na forma de ensinar, pois levam conteúdo de qualidade para cada canto do Estado, conectando professores experientes e estudantes em um mesmo propósito, a busca por uma educação pública forte e transformadora”, frisou.
Serão cinco semanas de aulas, abordando conteúdos das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os encontros contam com os melhores professores da rede estadual, garantindo um reforço dinâmico, acessível e interativo.
O coordenador do Enem Pará, professor Márcio Lisboa, destacou a importância da iniciativa. “Essas aulas são fundamentais para a preparação dos alunos, tanto da capital quanto do interior. Elas reforçam, consolidam e massificam conhecimentos já adquiridos, oferecendo uma nova forma de estudar, com acesso gratuito e interativo, seja pela TV ou pela internet. O estudante pode participar ao vivo, enviando perguntas e tirando dúvidas em tempo real”, explicou.
O diretor do Cemep, professor Thomas Jefferson, reforçou que o projeto foi pensado para atender de forma equitativa os estudantes de todo o Estado.
“O Cursinho Mediado por Tecnologia funciona de segunda a sexta, com sete aulas diárias de 25 minutos, transmitidas ao vivo. As mesmas aulas são oferecidas nos dois turnos, com professores diferentes, garantindo que todos os alunos, independentemente do horário, tenham acesso ao mesmo conteúdo de qualidade”, ressaltou.
As provas do Enem 2025 nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba foram transferidas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense.
Em todo o restante dos municípios do Estado e do Brasil, as provas serão aplicadas nas datas do calendário oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 9 e 16 de novembro.
Com a ação, a Secretaria garante oportunidades iguais de aprendizagem e amplia o acesso à preparação para o Enem, fortalecendo a educação pública e o futuro dos jovens paraenses.
