Inscrições para o curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes seguem até esta sexta-feira (23)
Na primeira etapa do vestibular, que oferece 40 vagas em instrumento e canto lírico, os candidatos farão prova de Conhecimentos Gerais e Redação
Referência no ensino de música no Pará, o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) segue com inscrições abertas para o processo seletivo ao curso de Bacharelado em Música até a próxima sexta-feira (23). Na primeira etapa do vestibular, que oferece 40 vagas em instrumento e canto lírico, os candidatos farão prova de Conhecimentos Gerais e Redação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente neste link.
Nesse início de 2026, o Instituto também abriu vagas internas para o Processo Seletivo de Aptidão para o ingresso no Curso Preparatório de Instrumento Musical e Canto Lírico, com vagas destinadas exclusivamente aos candidatos aprovados no curso livre de iniciação musical do IECG e inscrição até sexta-feira (23); e para os Cursos Livres de Instrumento e Canto Lírico, destinados exclusivamente aos candidatos aprovados no curso musicalização do Instituto dos anos 2024 e 2025 e aos alunos dos polos do projeto música e cidadania.
“Todos os anos, temos uma alta procura por novas vagas de candidatos oriundos de vários municípios de nosso Estado. No teste de aptidão, são analisados parâmetros como afinação, coordenação motora e percepção. Temos inúmeros talentos em nosso Estado voltados para a área musical e o Instituto Carlos Gomes tem se dedicado em desenvolver e formar seus alunos, preparando não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida como um todo”, destaca o coordenador da Educação Básica do Carlos Gomes, Denílson Pastana.
O professor e diretor de ensino do Instituto, Robenare Marques, explica que o Carlos Gomes possui status de faculdade, sendo avaliado e autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará. A missão é ofertar formação musical em todos os níveis da Educação Nacional, abrangendo cursos livres, técnico de nível médio, graduação em música (bacharelado) e especialização (lato sensu).
“Estes cursos desempenham um papel fundamental e multifacetado na descoberta e formação de novos talentos musicais, criando uma trilha estruturada desde a iniciação até o aprimoramento profissional. Eles estabelecem um sistema de descoberta ativa de talentos através de avaliações de aptidão e um sistema de formação progressiva que capacita esses talentos a desenvolverem habilidades técnicas, sensoriais e cognitivas essenciais para uma carreira musical. Ele age como um catalisador para o potencial musical dos indivíduos, conduzindo-os de uma iniciação básica a uma formação mais avançada, contribuindo significativamente para o enriquecimento cultural do Estado do Pará”, ressalta.
Ingressando no curso técnico em Música com habilitação em Violoncelo, a aluna Marina Macieira, 17 anos, desde criança tinha o sonho de estudar música. “Antes de entrar no Instituto, eu quase não tinha conhecimento sobre música erudita e instrumentos musicais e, hoje, conheci um outro mundo. Sou aluna da instituição há anos e já completei outros cursos, como musicalização e curso preparatório. Vejo a Fundação como uma porta de entrada para um mundo cheio de novas oportunidades e um meio de mudar a realidade de muitos jovens que por meio da educação musical”, celebra.
