Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas de Ensino Técnico iniciam ano letivo de 2026 em todo o Pará

Rede estadual ofertou mais de 15 mil vagas, distribuídas em todas as regiões do Pará, e começa o ano letivo de 2026 em todo o território paraense

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
02/02/2026 10h57
Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPAS voltam às aulas nesta segunda-feira (2) em todo o Pará

Nesta segunda-feira (2), inicia um novo ciclo educacional nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPAS). Após um processo seletivo que ofertou  15.639 vagas, distribuídas em todas as regiões do Pará, a rede estadual dá início ao ano letivo de 2026 com grandes expectativas e a missão de transformar para melhor o dia a dia da comunidade escolar, por meio da educação profissional.

Para Thamy Sousa, de 15 anos, o início do ano letivo de 2026 representa mais do que a volta às aulas. Recém-ingressa no curso técnico em Administração, integrado ao Ensino Médio, a estudante vê na educação técnica uma oportunidade concreta de crescimento pessoal, amadurecimento e preparação para o futuro.

“Acredito que essa oportunidade contribuirá para o meu crescimento, amadurecimento e preparação para o futuro. Esse desafio, apesar de exigente, tenho certeza de que aprofundará os conhecimentos que adquiri até hoje e contribuirá para o desenvolvimento de habilidades como comunicação, liderança, trabalho em equipe e responsabilidade”, relata a aluna. Thamy é um dos mais de 15 mil estudantes que retomam as aulas nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPAS) nesta segunda-feira (2). 

Nesta primeira semana de aula, os novos estudantes e seus responsáveis participam de um processo de acolhimento promovido pelas escolas, com o objetivo de orientar e integrar a comunidade escolar. Durante esse período, são apresentadas informações sobre o funcionamento da unidade, a proposta pedagógica, a organização dos cursos, normas institucionais, direitos e deveres dos alunos, além da importância da participação da família no percurso formativo, fortalecendo o vínculo entre escola, estudante e responsáveis desde o início do ano letivo.

“O início do ano letivo é um momento fundamental para garantir que nossos estudantes se sintam acolhidos e pertencentes ao ambiente escolar. Esse cuidado inicial faz toda a diferença no percurso formativo, pois permite que alunos e responsáveis compreendam a proposta pedagógica, a organização dos cursos e o papel da educação profissional na construção de projetos de vida. Nosso compromisso é oferecer uma formação técnica de qualidade, aliada ao desenvolvimento humano, preparando cidadãos críticos e profissionais qualificados para o mundo do trabalho”, destaca o diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Berg.

Ensino técnico por todo o Pará

A Rede de Escolas Técnicas Estaduais do Pará (EETEPA), coordenada pela SECTET, conta com 36 unidades distribuídas pelo Estado, oferecendo cursos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Além da formação teórica, as EETEPAS ofertam laboratórios tecnológicos, feiras de inovação e projetos de sustentabilidade, aproximando os estudantes de experiências práticas e contribuindo para a preparação voltada aos desafios do mercado de trabalho e da cidadania.

Em 2025, cerca de 11 mil estudantes fizeram parte da rede estadual de ensino técnico, formada por jovens e adultos em diferentes etapas da vida escolar. No período, mais de oito mil alunos concluíram cursos nas modalidades Integrado, Subsequente, Concomitante e Proeja/EjaTec, ampliando o acesso à formação profissional e fortalecendo perspectivas de futuro para milhares de famílias paraenses.

As 15.639 vagas disponibilizadas nas unidades profissionalizantes em todas as regiões do Pará, oportunizam estudos em áreas estratégicas para o desenvolvimento social e econômico estadual, como Informática, Administração, Enfermagem, Logística, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia e Agropecuária.

“No período de final de ano, foram realizados diversos investimentos nas escolas. Elas receberam uma atenção especial no sentido de melhorias físicas e estruturais, aquisição de equipamentos e pequenas reformas, tudo para receber da melhor forma os novos estudantes”, explica coordenadora da Sectet de Ensino Técnico, Superior e Tecnológico, Beatriz Padovani. 

Texto de Áurea Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Bruna Ribeiro.