Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa é uma das principais referências na formação de médicos no Norte do Brasil

Campus Marabá é destaque com a conquista da maior nota do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2026

Por Giovanna Abreu (SECOM)
03/02/2026 07h59

O Campus Marabá da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ao alcançar conceitos máximos no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2026, consolida sua excelência na formação médica no Pará, se tornando uma das principais referências no norte do Brasil. Os investimentos contínuos do governo do Estado em residência médica e infraestrutura são aliados na conquista desses resultados em avaliações nacionais.

“O resultado que tivemos no Enamed mostra que, apesar de algumas dificuldades no processo de interiorização do curso de Medicina, os investimentos realizados em infraestrutura e concurso público demonstram que estamos no caminho certo, para que a gente possa continuar formando médicos com qualidade e aprimorar, cada vez mais, o curso”, ressalta Clay Chagas, reitor da Uepa.

O principal diferencial do curso de Medicina da Uepa é a metodologia de ensino que integra teoria e prática desde os primeiros anos da graduação. Ao longo da formação, os estudantes são inseridos em unidades Básicas de Saúde, hospitais regionais e nas comunidades, o que possibilita o contato direto com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alto nível - O coordenador do curso na instituição, Caio Brito, ressalta o perfil diferenciado do profissional formado pela Uepa, no que se refere à análise e interpretação de pesquisas científicas, o que garante um atendimento com alto nível de evidência e qualidade. O curso objetiva formar profissionais capazes de desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde individual e coletiva.

“O curso integra alto nível de evidências científicas com atendimento humanizado, formando pesquisadores e excelentes médicos, que participam dos mais diversos projetos na universidade, voltados para a saúde coletiva e população em situação de vulnerabilidade, discussões sobre políticas públicas para a população negra, indígena, LGBTQIAPN+ e a inclusão de pessoas neurodivergentes. Ampliação de laboratórios, atualização de simuladores da obstetrícia e pediatria, e também do plano curricular pedagógico do curso estão entre os próximos investimentos”, informa o coordenador. 

O médico Gabriel Silva, formado em 2025 no Campus Marabá, celebra a experiência proporcionada pela Uepa nos anos de graduação. “Várias habilidades são aprendidas na prática, quando estamos apenas em contato com o paciente, o que proporciona um desenvolvimento longitudinal, transversal e um crescimento exponencial para os profissionais, que atendem o paciente em sua integralidade. Essa experiência começa ainda no início do curso, e quanto maior a prática, mais somos capazes de obter uma qualificação completa”, assegura. 

Aprovados – Nesta sexta-feira (30), foi divulgado o listão de aprovados no Processo Seletivo (Prosel) da Uepa. Os três primeiros lugares gerais foram conquistados por calouros do curso de Medicina, em Belém e Marabá (município do sudeste paraense).

O 1º lugar geral é da Camille Azevedo Vaz, Medicina (Belém); 2º lugar geral, Sofia Farias Cerceau, Medicina (Marabá), e 3º lugar geral, Ingrid Rebeca de Morais Soares, Medicina (Belém). 

Consolidação - Em 2026, o curso de Medicina da Uepa celebra 55 anos de criação, consolidando-se como uma das referências na formação médica na região Norte. O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A avaliação atribui notas de 1 a 5 aos cursos de Medicina. Os conceitos 1 e 2 são considerados não proficientes pelo MEC.