Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E PESQUISA

Apresentação oficial do Centro de Pesquisas Clínicas do Ophir Loyola amplia acesso da população paraense a tratamentos inovadores

Fortalecimento de pesquisa clínica coloca o HOL em conexão com instituições de excelência e amplia o acesso dos paciente a terapias inovadoras

Por Brenna Godot (HOL)
05/02/2026 16h18
Servidores do Hospital Ophir Loyola em parceria com o Hospital Moinhos de Vento

O Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou, nesta quinta-feira, 5, a apresentação oficial do seu Centro de Pesquisas Clínicas, um marco para a saúde pública do Pará que fortalece a assistência, o ensino e a produção científica, ampliando o acesso dos pacientes a tecnologias e tratamentos inovadores.

Durante a cerimônia, foram destacados os avanços já alcançados pelo centro, que conta com mais de uma dezena de projetos em andamento, desenvolvidos em parceria com instituições de referência nacional, como o Hospital Moinhos de Vento, Hospital Albert Einstein e Instituto Butantan.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do HOL, dr. Erick Pedreira, o fortalecimento da pesquisa clínica impacta diretamente a qualidade da formação profissional e do cuidado prestado aos pacientes.

“Ensino e pesquisa são áreas intimamente relacionadas. Ao fortalecer a pesquisa, elevamos automaticamente a qualidade do ensino. Hoje, já temos diversos projetos em andamento, especialmente nas áreas que são vocação do nosso hospital, como oncologia, neurologia e transplantes”, afirmou.

Paralelamente, o hospital também avança na consolidação do seu Centro de Ensino e no fortalecimento dos programas de residência, integrando formação, ciência e assistência.

Banca que compôs a cerimônia de apresentação oficial do Centro de Pesquisas Clínicas

Parceria estratégica fortalece a pesquisa clínica na Região Norte

A implantação do Centro de Pesquisas Clínicas do HOL conta com a parceria do Hospital Moinhos de Vento, referência nacional em pesquisa e inovação. Para o pesquisador Paulo Rocha Dornelles Junior, representante da instituição, a inclusão do Ophir Loyola em estudos multicêntricos amplia a representatividade da Região Norte e fortalece os dados científicos utilizados no desenvolvimento de novos tratamentos.

“A participação do Ophir Loyola amplia o número de centros de pesquisa na Região Norte, fortalecendo os estudos multicêntricos e contribuindo para o avanço da medicina de precisão no Brasil”, destacou.

O representante do Moinhos de Vento também ressaltou o processo de estruturação do centro, que envolveu capacitação das equipes, adequação regulatória, atuação dos comitês de ética e treinamentos técnicos e logísticos.

Benefícios diretos aos pacientes e qualificação dos profissionais

Coordenadora do Centro de Pesquisas Clínicas, dra. Danielle Feio

A coordenadora do Centro de Pesquisas Clínicas do HOL, dra. Danielle Feio, explicou que os estudos desenvolvidos terão foco prioritário na assistência ao paciente, especialmente nas áreas oncológica, radioterapia, estudos assistenciais e cuidados paliativos.

“Vamos trabalhar com drogas inovadoras, estudos internacionais e tecnologias que ainda não estão disponíveis no mercado, sempre com o objetivo de oferecer o melhor cuidado possível ao paciente”, ressaltou.

Os pacientes incluídos nos estudos recebem acompanhamento rigoroso e contínuo por equipes multiprofissionais especializadas, além de acesso prioritário aos tratamentos ofertados dentro dos protocolos de pesquisa.

Além disso, os profissionais do hospital também são beneficiados por meio de treinamentos, cursos de boas práticas em pesquisa clínica e integração às equipes de estudo.

Compromisso institucional com a inovação e a população paraense

A apresentação oficial do Centro de Pesquisas Clínicas reforça o compromisso da Direção-Geral do Hospital Ophir Loyola, sob a gestão do dr. Heraldo Pedreira, com a pesquisa, a inovação e a melhoria contínua da assistência, sempre com foco no benefício direto aos pacientes.

Com a implantação do centro, o Ophir Loyola se consolida como referência em pesquisa clínica na Região Norte, ampliando o acesso da população paraense a tratamentos modernos, seguros e baseados em evidências científicas.