Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APREENSÃO

Fiscalização da Sefa retém veículos importados por irregularidade documental no nordeste paraense

Com apoio de monitoramento remoto, auditores identificaram fraude em notas fiscais de remessa para demonstração que tinham Belém como destino

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
05/02/2026 17h42

Em Cachoeira do Piriá, nordeste do Estado, fiscais de receitas estaduais lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias Trânsito de Gurupi, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), apreenderam, nesta quarta-feira (4), quatro veículos novos importados, avaliados em R$ 3.145.956,24.

Os veículos saíram de Cariacica (ES) e tinham como destino a cidade de Belém (PA). O condutor do caminhão cegonha apresentou notas fiscais de veículos e "foi feita a verificação dos veículos, sendo constatado que eram carros novos importados elétricos, e que possuíam as respectivas declarações de importação. Na análise da documentação foi identificado que a nota fiscal era de remessa para demonstração de quatro veículos e que o destinatário indicado na nota era uma revendedora de veículos, o que evidenciou a tentativa de burlar a fiscalização”, informou o coordenador Gustavo Bozola.

A ação teve o apoio da Central de Monitoramento da Sefa (Cemotran), que acompanhava o deslocamento da carga rastreando os documentos fiscais eletrônicos. Os veículos foram retidos e foi lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 234.710,26.