Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Projeto Água Saudável vai beneficiar 15 mil famílias ribeirinhas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2015 19h15

O projeto Água Saudável vai beneficiar 15 mil famílias, promovendo o consumo de água de qualidade com a aquisição de Sistemas de Tratamento de Água e instalação deles nas comunidades. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (24) para sete municípios contemplados, no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

O investimento é fruto de convênio entre o Governo do Pará e a Eletronorte, a partir da aprovação do projeto, no valor de R$ 23 milhões. “O projeto Água Saudável é mais uma solução sustentável que o governo viabiliza para as populações do interior, levando água potável como via de inclusão social. Nosso foco é a universalização do acesso à água no interior do Estado para consumo e uso na produção”, ressalta o titular da Seaster, Heitor Pinheiro.

Estiveram na reunião secretários municipais de assistência social de sete municípios, que devem definir o número de famílias a serem beneficiadas. Participou também o prefeito de Breu Branco, Admilson Mazzumo, que destacou a importância do projeto para o município. “Temos famílias que ainda sofrem com a falta de água potável para beber e sobreviver, e esse projeto será de fundamental importância para garantir a saúde dessas famílias”, destacou.

Abrangência – O projeto será executado na região do Tocantins e em Tucuruí, beneficiando 15 mil famílias distribuídas em doze municípios (Baião, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Breu Branco, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí).

Os beneficiários serão famílias de populações ribeirinhas atingidas ou deslocadas pela implantação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e que estão em situação de vulnerabilidade social, com perfil Cadúnico, beneficiárias do Programa Bolsa Família. Com o cadastramento das famílias beneficiárias, o próximo passo é capacitar as famílias sobre segurança alimentar e nutricional e instalar os sistemas. A previsão para execução corresponde ao período de 2015 e 2016, com início das atividades nos municípios ainda no primeiro semestre de 2015.

<