Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Investimentos em obras de saneamento e abastecimento aproximam o Pará da média nacional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/02/2015 17h35

Para melhorar os serviços de saneamento público do Estado, o governo investiu na implantação de estações de tratamento de esgoto e abastecimento de água. Em 2006, a rede de abastecimento de água atendia 65% da população urbana no Pará. Entre 2007 e 2010 esse índice caiu para 60%. Mas com os investimentos feitos a partir de 2011 o governo conseguiu retomar a marca anterior (65%) e trabalha para alcançar a meta de 77% até 2018, que vai aproximar o Estado da média nacional, que é 85%.

O município de Santarém vem recebendo investimentos expressivos, que vão ampliar e melhorar o serviço de abastecimento, elevando a capacidade de atendimento da população na área urbana para 94%. Já em Marabá, a Companhia de Saneamento do Estado passará a atender 75% da demanda populacional. Na Região Metropolitana de Belém, a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto das bacias do Benguí e do Una vão beneficiar mais de 120 mil moradores.

Os investimentos do governo abarcam, ainda, a melhoria dos sistemas na área de proteção ambiental do Utinga; a ampliação do esgotamento sanitário de Santarém, que abrangerá toda a orla da cidade; e a implantação da Estação de Tratamento de Água em Marabá, beneficiando 30 mil pessoas.

Ainda em Marabá, uma ação integrada no bairro do Cabelo Seco, um dos mais antigos do município, contempla construção de casas, implantação de sistema de abastecimento de água, sistema viário, drenagem, equipamentos urbanos e espaços de convivência, melhorando a qualidade de vida de três mil pessoas.

A destinação dos resíduos sólidos, outro sério problema que afeta a gestão de saneamento, é o objeto de um convênio estabelecido entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa assegurar apoio técnico e operacional na elaboração dos Planos Municipais e Saneamento. O Programa Plansanear, desenvolvido desde 2013, já teve a adesão de 67 municípios.

Este é um dos temas que compõem a mensagem do governador Simão Jatene entregue à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 3. Leia aqui o documento, na íntegra.