Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Rede de assistência social contempla os 144 municípios paraenses

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/02/2015 17h27

A ampliação do atendimento da Assistência Social nos últimos quatro anos também é notório e tem fortalecido o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), programa que vem se modernizando com a implantação do Sistema Informatizado que será alimentado com dados de toda a rede socioassistencial do Pará.

O Sistema inclui cadastro de atendimentos, volume de recursos que tem coparticipação do Estado e a prestação de contas de cada município atendido, informações essas que serão compartilhadas com as prefeituras. O projeto vai melhorar o atendimento a deficientes físicos, pacientes de hanseníase e crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por exemplo.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) já estão presentes em todos os 144 municípios do Estado, atendendo mais de 940 mil famílias. Já os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) saltaram de 70, no ano de 2011, para 105 unidades, em 2014,  atendendo quase oito mil famílias em situação de risco, em 102 municípios.

Já o Acolhimento, um atendimento de alta complexidade voltado a crianças, idosos e mulheres vítimas de violência doméstica, que em 2011 atendia 11 municípios, fechou o ano de 2014 atendendo 47. A capacidade de atendimento ultrapassa duas mil pessoas com esse aumento. O cofinanciamento entre Estado e Governo Federal para execução do Plano Nacional de Assistência Social do SUAS, que começou em 2013, já tem 82% dos municípios habilitados e um investimento estimado em mais de R$ 9 milhões.

Este é um dos temas que compõem a mensagem do governador Simão Jatene entregue à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 3. Leia aqui o documento, na íntegra