Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2015

Sespa apoiará ações preventivas na capital e no interior

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/01/2015 15h46

A Diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apoiará, durante o período carnavalesco de 2015, as ações executadas pela Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) dentro da capital, incluindo os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Ao longo de fevereiro, técnicos da Sespa também atuarão nas ações executadas pelos Centros Regionais de Saúde nos municípios de abrangência e com maior concentração de foliões.

A campanha da Sesma para 2015, cujo slogan é “Carnaval tem que ter samba, animação, camisinha e prevenção”, tem o apoio da Sespa e dos integrantes da sociedade em ações preventivas, que incluem a distribuição de 300 mil preservativos masculinos, 30 mil folders e 5 mil adesivos, com orientação sobre os cuidados que a população deve ter, em especial o público jovem, com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids).

Essa iniciativa já vem sendo realizada no Portal da Amazônia e nos cortejos dos blocos Jambu do Kaveira, Fofó do Nilo e Fofó de Belém, no bairro da Cidade Velha, sempre aos domingos, até o próximo dia de fevereiro. Ações similares também serão realizadas durante os desfiles das escolas de samba e blocos na Aldeia Amazônia, no bairro da Pedreira, em Belém, no período de 06 a 8 de fevereiro; nos terminal Hidroviário e Rodoviário de Belém, no porto do Arapari e no cais de Icoaraci e da Ilha de Cotijuba na sexta-feira anterior ao Carnaval, no dia 13 de fevereiro, e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

Em atendimento às recomendações do Ministério da Saúde, a mensagem geral da campanha de Carnaval deste ano é informar o jovem a se prevenir contra o vírus da Aids, usando camisinha e fazendo o teste. Se o resultado der positivo, a pessoa deve começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção. Os materiais reforçam o slogan final com a expressão “#partiuteste”, conhecida pela faixa etária prioritária.

Interior - Com o slogan “Eu me previno, eu me testo, eu brinco o Carnaval, #partiuteste”, a campanha será realizada por seis Centros Regionais de Saúde (CRS) da Sespa entre os dias 14 e 18 de fevereiro, nos municípios mais procurados por foliões, com oferta de testes Rápidos para HIV, Sífilis, hepatites B e C, além do teste de fluído oral para HIV, aplicação de vacinas contra a hepatite B e distribuição de preservativos.

Com o apoio dos técnicos da Coordenação Estadual de Hepatites Virais, da Coordenação Estadual de DST/Aids, e da população, as ações serão realizadas durante as festas promovidas nos municípios abrangidos pelo 2º CRS – Colares, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará e Vigia de Nazaré; 3º CRS – Castanhal, Curuçá, Maracanã e Marapanim (distrito de Marudá); 4º CRS – Augusto Corrêa, Bragança, Capanema, Ourém, Peixe-Boi e Salinópolis; 6º CRS – Abaetetuba, Barcarena e Igarapé-Miri; 7º CRS – Ponta de Pedras, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure, e 13º CRS – Baião, Cametá e Mocajuba.

Para as ações no interior do Estado, a Sespa considera fundamental a integração das atividades em favor da prevenção, sobretudo em datas e eventos de grande concentração popular. Os Centros Regionais de Saúde da Sespa representam o Estado em cada município de sua abrangência. Para essa mobilização, o Ministério da Saúde e a Sespa já enviaram aos municípios 33.585 testes rápidos para HIV, 1.100 testes de fluído oral para HIV, 4.380 testes rápidos para sífilis, 20.500 testes para hepatite B e outros 20.500 para detectar o tipo C. Foram enviados também 1 milhão e 500 mil preservativos e 50 mil doses de vacina contra hepatite B.