Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Helenilson Pontes será membro de honra do Conselho Estadual de Educação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/01/2015 16h59

O secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, assumiu nesta terça-feira (27) o compromisso de atuar em conjunto com o Conselho Estadual de Educação (CEE) na sensibilização de prefeitos e dirigentes de municípios paraenses na implantação de sistemas municipais de Educação, o que inclui os conselhos municipais na área.

Nesta quinta-feira (29), o secretário de Educação tomará posse como membro de honra do CEE, que atua na gestão compartilhada do sistema estadual de ensino, abrangendo o funcionamento de escolas públicas e privadas. Dos 144 municípios paraenses, apenas 61 têm Conselho Municipal de Educação, para encaminhamento de ações relacionadas à regulamentação e funcionamento de escolas públicas e privadas.

Na audiência com Helenilson Pontes estiveram a presidente do CEE e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Suely Menezes, a secretária das duas entidades, Kátia Tárrio, assim como a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Ana Cláudia Hage.

A reunião serviu para a troca de informações sobre assuntos relacionados à gestão escolar e o funcionamento do CEE. Suely Menezes informou que o conselho cria um grupo de trabalho para elaborar e executar projetos e ações no campo da educação especial.

Outro tópico no encontro foi o começo de debates de propostas para dinamizar a educação indígena no Estado. A atualização de algumas normas do CEE com a legislação vigente e a parceria entre a Secretaria de Educação e o conselho também foram abordadas pelos dirigentes na audiência.

“Estamos reestruturando a Seduc no sentido de viabilizar a gestão escolar, ou seja, colocar para funcionar os setores de gestão aqui no prédio principal da secretaria e, concomitantemente, as mil escolas da rede pública estadual", afirmou o secretário.

Helenilson  também declarou que a parceria com o Conselho Estadual de Educação é muito bem-vinda e “se mostra fundamental para a revisão de alguns processos e definição de metas à luz da legislação que rege o setor educacional no país para que possamos avançar nos rumos da educação pública no Estado”.