Estado entrega a 23ª Usina da Paz do Pará, em Paragominas
O governo do Estado entrega, nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a nova Usina da Paz de Paragominas, no sudeste paraense. Esta será a 23ª unidade do maior programa de cidadania da América Latina e referência nacional em políticas públicas integradas no Pará, além de ser a primeira localizada na região de integração do Rio Capim. O ato também integra as celebrações pelo aniversário de 61 anos do município.
Localizada na avenida Prof. Manoel Pereira da Silva, Residencial Morada do Sol, a nova UsiPaz vai ofertar à população mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais para a transformação social, como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer.
Assim como as demais unidades já entregues, o novo equipamento público estadual contará com uma estrutura moderna e funcional, composta por dois prédios principais - Usina e Assistência - onde serão ofertados serviços como emissão de documentos e atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos. Os espaços também dispõem de bibliotecas, salas de estudo, salas de informática, espaço de gastronomia, ambientes para reforço escolar e cursos de qualificação profissional, sala de música e áreas de convivência.
O complexo também conta com áreas como praça multicultural para eventos, piscina, complexo poliesportivo, quadra aberta de areia, espaço pet, academia ao ar livre e playground infantil, entre outros.
Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. O projeto integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, quando foi entregue a primeira Usina, já foram realizados mais de 11,4 milhões de atendimentos em todo o Estado.
Na área da segurança pública, as Usinas da Paz contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas regiões onde estão inseridas, com quedas que chegam a 90%, evidenciando a eficácia da política pública na promoção da segurança e da qualidade de vida.
A Usina da Paz de Paragominas se somará às 22 unidades entregues anteriormente e em funcionamento no Pará, sendo seis localizadas na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui, Cabanagem e Icoaraci/Outeiro) e outras 16 distribuídas entre a Região Metropolitana de Belém e municípios do interior: Ananindeua (Icuí-Guajará), Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Outras Usinas da Paz seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Altamira, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.
Porta-voz: Governador do Pará, Helder Barbalho.
